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Dissertação
Qualidade total e política de bonificação: uma análise da política educacional implantada pela secretaria de estado de educação e qualidade do ensino (Seduc) no município de Manaus
A pesquisa tem por tema Qualidade Total e Política de Bonificação: uma análise da política educacional implantada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) no Município de Manaus. Introduzindo a temática Política de Bonificação, o presente trabalho tem o objetivo de analisa...
Autor principal: | Nascimento, Lisa Camila do |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5454586564540128 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3196 |
Resumo: |
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A pesquisa tem por tema Qualidade Total e Política de Bonificação: uma análise da política educacional implantada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) no Município de Manaus. Introduzindo a temática Política de Bonificação, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a concepção teórica que norteia a política de bonificação implantada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), no município de Manaus. Trata-se de um trabalho que busca compreender a raiz da bonificação e seus principais interesses, além de refletir sobre o Movimento da Qualidade Total, enquanto filosofia administrativa de melhoria contínua da qualidade, que desde a década de 1990 vem migrando para o sistema educacional, trazendo não apenas técnicas, métodos e conceitos da administração empresarial, mas, sobretudo, a concepção de qualidade arraigada nos preceitos industriais, que privilegia o resultado e não o processo. Em razão disso, se faz necessário compreender a implantação da política de bonificação e seus pressupostos teóricos, bem como analisar a concepção dos docentes, pedagogos, gestores e gerentes sobre essa política. Logo, torna-se pertinente analisar a política de bonificação, assim como a qualidade total, pois ambos fazem parte da atual política educacional implementada pelo Estado neoliberal, desnudando seus principais objetivos com a educação. O trabalho está orientado dentro de uma abordagem qualitativa, sendo sustentado pela epistemologia do materialismo histórico dialético que compreende a educação a partir de múltiplas determinações, inserida num movimento contraditório e conflitante. O trabalho parte da concepção de que o passado pode contribuir para compreender o atual cenário educacional, assim como as políticas públicas engendradas pelo Estado. Está estruturado dentro de uma postura metodológica que busca entender a educação no interior da totalidade social articulando as dimensões históricas, econômicas, políticas e sociais. |