/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM)
Este trabalho de pesquisa situa-se na Linguística Aplicada, cujo objetivo geral foi investigar como se efetiva o compartilhamento de saberes entre professores de inglês em uma escola pública de Manaus (AM) e como objetivos específicos identificar quais as práticas de compartilhamento de saberes, des...
Autor principal: | Chaves, João Marcelo Rodrigues |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1892785735064397, https://orcid.org/0000-0002-4811-9663 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10742 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10742 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107422025-03-07T05:05:39Z O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM) The sharing of knowledge in the continuous training of English teachers: A case study in a public school in Manaus (AM) Chaves, João Marcelo Rodrigues Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/1892785735064397 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Rodrigues, Luana Ferreira http://lattes.cnpq.br/8236254051650694 Moritz, Maria Ester Wollstein http://lattes.cnpq.br/1177674279454826 https://orcid.org/0000-0002-4811-9663 Professores - Formação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Compartilhamento de Saberes Gestão do Conhecimento Formação Contínua de Professores Estudo de Caso Escola Pública Knowledge Sharing Knowledge management Continuous Teacher Development Case Study Public School Este trabalho de pesquisa situa-se na Linguística Aplicada, cujo objetivo geral foi investigar como se efetiva o compartilhamento de saberes entre professores de inglês em uma escola pública de Manaus (AM) e como objetivos específicos identificar quais as práticas de compartilhamento de saberes, desenvolvidas entre professores de inglês e analisar qual a influência dessas práticas de compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês. A pesquisa envolveu o aporte teórico acerca dos estudos do compartilhamento de saberes com base em Geertz (1989), Lave e Wenger (1991), Freire (1996), Borg (2003), Berger; Luckmann (2014), Cavalcanti (2014) e formação de professores com base em Moita Lopes (1996), Kleiman (1995), Candau (1999), Vieira-Abrahão (1999; 2004), Larsen-Freeman (1997), Celani (2002; 2008), Paiva (2002), Costa (2004), Almeida Filho (2005), Leffa (2008; 2016), Kumaravadivelu (2006), Rojo (2009), Santos Forster et al. (2011), Tardif (2014). Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com base em Minayo (2001) e Celani (2005). Como método investigativo, optou-se por um estudo de caso com base em Stake (2015), Orsolini e Oliveira (2013) e Yin (2010). O lócus da pesquisa foi uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Manaus (AM) vinculada à Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM). Como instrumentos de geração de dados, foram utilizados dois questionários, um de Perfil e um Investigativo, e um roteiro de entrevista semiestruturada com base em Alencar (2021), Araújo (2019), Monteiro (2009; 2014), Sousa (2019) e Tavares (2021). No que diz respeito aos resultados da pesquisa, a análise dos dados forneceu informações sobre o compartilhamento de conhecimento entre os professores de Inglês. Este estudo pode contribuir e oferecer oportunidades para reflexões relacionadas à formação contínua, práticas pedagógicas e estratégias que possam promover a geração de novos saberes como desdobramento. A pesquisa apontou a necessidade de formação contínua e de compartilhamento de saberes entre professores de inglês no Amazonas para se aprimorar o ensino-aprendizagem. Destacam-se, ainda, programas adaptados ao contexto local que incentivem a troca de experiências e o desenvolvimento profissional colaborativo, promovendo uma educação de qualidade. This research is situated in Applied Linguistics, with the primary objective of investigating how knowledge-sharing practices are implemented among English teachers in a public school in Manaus, Amazonas. The specific objectives are to identify which knowledge-sharing practices are developed among English teachers and to analyze the impact of these practices on the continuous professional development of English teachers. The theoretical foundation draws on studies of knowledge-sharing by Geertz (1989), Lave and Wenger (1991), Freire (1996), Borg (2003), Berger and Luckmann (2014), and Cavalcanti (2014), and on teacher education by Moita Lopes (1996), Kleiman (1995), Candau (1999), Vieira-Abrahão (1999; 2004), Larsen-Freeman (1997), Celani (2002; 2008), Paiva (2002), Costa (2004), Almeida Filho (2005), Leffa (2008; 2016), Kumaravadivelu (2006), Rojo (2009), Santos Forster et al. (2011), and Tardif (2014). The research methodology is qualitative, following Minayo (2001) and Celani (2005). A case study approach was chosen based on Stake (2015), Orsolini and Oliveira (2013), and Yin (2010). The research locus is a state public school in Manaus, linked to the State Secretariat for Education and Quality Teaching (SEDUC-AM). Data collection instruments included two questionnaires (a Profile Questionnaire and an Investigative Questionnaire) and a semi-structured interview script based on Alencar (2021), Araújo (2019), Monteiro (2009; 2014), Sousa (2019), and Tavares (2021). Regarding the research findings, data analysis provided insights into knowledge-sharing practices among English teachers. This study aims to contribute, as much as possible, by offering opportunities for reflection on continuous teacher training, pedagogical practices, and strategies that may foster the generation of new knowledge as a result. The research underscores the need for continuous training and knowledge-sharing among English teachers in Amazonas to enhance teaching practices. Programs adapted to the local context, which encourage experience-sharing and collaborative professional development, are also emphasized as means of promoting high-quality education. 2025-03-06T21:32:18Z 2024-09-18 Dissertação CHAVES, João Marcelo Rodrigues. O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM). 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Manaus, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10742 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Professores - Formação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Compartilhamento de Saberes Gestão do Conhecimento Formação Contínua de Professores Estudo de Caso Escola Pública Knowledge Sharing Knowledge management Continuous Teacher Development Case Study Public School |
spellingShingle |
Professores - Formação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Compartilhamento de Saberes Gestão do Conhecimento Formação Contínua de Professores Estudo de Caso Escola Pública Knowledge Sharing Knowledge management Continuous Teacher Development Case Study Public School Chaves, João Marcelo Rodrigues O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM) |
topic_facet |
Professores - Formação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Compartilhamento de Saberes Gestão do Conhecimento Formação Contínua de Professores Estudo de Caso Escola Pública Knowledge Sharing Knowledge management Continuous Teacher Development Case Study Public School |
description |
Este trabalho de pesquisa situa-se na Linguística Aplicada, cujo objetivo geral foi investigar como se efetiva o compartilhamento de saberes entre professores de inglês em uma escola pública de Manaus (AM) e como objetivos específicos identificar quais as práticas de compartilhamento de saberes, desenvolvidas entre professores de inglês e analisar qual a influência dessas práticas de compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês. A pesquisa envolveu o aporte teórico acerca dos estudos do compartilhamento de saberes com base em Geertz (1989), Lave e Wenger (1991), Freire (1996), Borg (2003), Berger; Luckmann (2014), Cavalcanti (2014) e formação de professores com base em Moita Lopes (1996), Kleiman (1995), Candau (1999), Vieira-Abrahão (1999; 2004), Larsen-Freeman (1997), Celani (2002; 2008), Paiva (2002), Costa (2004), Almeida Filho (2005), Leffa (2008; 2016), Kumaravadivelu (2006), Rojo (2009), Santos Forster et al. (2011), Tardif (2014). Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com base em Minayo (2001) e Celani (2005). Como método investigativo, optou-se por um estudo de caso com base em Stake (2015), Orsolini e Oliveira (2013) e Yin (2010). O lócus da pesquisa foi uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Manaus (AM) vinculada à Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM). Como instrumentos de geração de dados, foram utilizados dois questionários, um de Perfil e um Investigativo, e um roteiro de entrevista semiestruturada com base em Alencar (2021), Araújo (2019), Monteiro (2009; 2014), Sousa (2019) e Tavares (2021). No que diz respeito aos resultados da pesquisa, a análise dos dados forneceu informações sobre o compartilhamento de conhecimento entre os professores de Inglês. Este estudo pode contribuir e oferecer oportunidades para reflexões relacionadas à formação contínua, práticas pedagógicas e estratégias que possam promover a geração de novos saberes como desdobramento. A pesquisa apontou a necessidade de formação contínua e de compartilhamento de saberes entre professores de inglês no Amazonas para se aprimorar o ensino-aprendizagem. Destacam-se, ainda, programas adaptados ao contexto local que incentivem a troca de experiências e o desenvolvimento profissional colaborativo, promovendo uma educação de qualidade. |
author_additional |
Monteiro, Marta de Faria e Cunha |
author_additionalStr |
Monteiro, Marta de Faria e Cunha |
format |
Dissertação |
author |
Chaves, João Marcelo Rodrigues |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1892785735064397 https://orcid.org/0000-0002-4811-9663 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1892785735064397 https://orcid.org/0000-0002-4811-9663 |
title |
O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM) |
title_short |
O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM) |
title_full |
O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM) |
title_fullStr |
O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM) |
title_full_unstemmed |
O compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de Manaus (AM) |
title_sort |
o compartilhamento de saberes na formação contínua de professores de inglês: um estudo de caso em uma escola pública de manaus (am) |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2025 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10742 |
_version_ |
1831970422126542848 |
score |
11.753735 |