Dissertação

Utilização do autocontrole como ferramenta para a Qualidade Total: um estudo de caso em uma empresa de bens de consumo do Pólo Industrial de Manaus.

A indústria de bens de consumo vem se desenvolvendo significativamente nos últimos anos. Este desenvolvimento está embasado no aumento da demanda e redução dos custos de fabricação, devido ao desenvolvimento tecnológico de produtos e processos produtivos. A prosperidade do mercado de bens de consum...

ver descrição completa

Autor principal: Castro Neto, Mario Carijó de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4003018056649826
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3576
Resumo:
A indústria de bens de consumo vem se desenvolvendo significativamente nos últimos anos. Este desenvolvimento está embasado no aumento da demanda e redução dos custos de fabricação, devido ao desenvolvimento tecnológico de produtos e processos produtivos. A prosperidade do mercado de bens de consumo não duráveis atrai empresas de todos os continentes, dando forma ao processo de globalização, evidenciado principalmente nas 2 últimas décadas. A concorrência internacional estabelecida no mercado mundial exige qualidade e custo baixo às empresas que queiram permanecer no mercado. Somente produtos que primem pela qualidade observada pelo consumidor com um preço competitivo podem apresentar resultados positivos para a empresa. A competitividade estabelecida somada ao dinamismo do mercado restringem as alternativas de gestão das empresas. Torna-se imperativo que uma indústria consiga oferecer ao mercado produtos com qualidade, preço competitivo e tecnologia inovadora. A única forma sustentável de se alcançar esses objetivos é através da melhoria contínua. Neste trabalho, é abordada a busca pela melhoria contínua através da implementação da técnica de auto-controle de produção, onde o próprio operador é responsável pela qualidade de sua produção. O método empregado está baseado no redirecionamento de tarefas e enriquecimento de trabalho. Maiores responsabilidades são assumidas pela mão-de-obra produtiva direta, visando o aumento da satisfação com o trabalho desenvolvido e melhoria da qualidade do processo produtivo. No estudo de caso apresentado foram estabelecidos dois grupos de trabalho, sendo o grupo piloto, onde foi implementado o método e um grupo de controle, que manteve sua organização inalterada durante o projeto, para apresentar base comparativa. Como resultados da implementação do auto-controle foram observados um aumento da motivação dos colaboradores e redução dos índices de produtos não conformes, que podem se traduzir em ganho de competitividade para a empresa.