Dissertação

Estratégia de gestão ambiental em instituições de ensino técnico e tecnológico e escolas sustentáveis

A biodiversidade da região amazônica tem despertado preocupações cada vez maiores em relação à preservação ambiental. Nesse contexto, a educação profissional e tecnológica desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos capacitados para atuar no mercado de trabalho nessa região, especialme...

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Autor principal: Andrade, Adanilton Rabelo de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3380253084910428
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10751
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107512025-03-12T05:07:04Z Estratégia de gestão ambiental em instituições de ensino técnico e tecnológico e escolas sustentáveis Andrade, Adanilton Rabelo de Cavalcante, Kátia Viana http://lattes.cnpq.br/3380253084910428 http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 Garcia, Deolinda Lucianne Ferreira Simão, Maria Olivia de Albuquerque Ribeiro Energia elétrica - Consumo Energia - Consumo Água - Consumo Abastecimento de água Recursos energéticos CIENCIAS BIOLOGICAS Sustentabilidade Redução dos custos Energia elétrica Água A biodiversidade da região amazônica tem despertado preocupações cada vez maiores em relação à preservação ambiental. Nesse contexto, a educação profissional e tecnológica desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos capacitados para atuar no mercado de trabalho nessa região, especialmente no que diz respeito à implementação de práticas sustentáveis. Diante desse cenário, o uso de protocolos de consumo responsável de energia e água, podem contribuir significativamente para a gestão eficiente desses recursos em escolas do ensino básico, técnico e tecnológico. Com o objetivo de elaborar um Produto Técnico Tecnológico (PTT) que auxilie instituições de ensino a refletir sobre a redução no consumo de energia e água, focando no ambiente escolar, a pesquisa adotou a metodologia do estudo de caso. O local de estudo foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) - Campus Manacapuru, tendo como sujeitos da pesquisa o Diretor-Geral do Campus e os Técnico-Administrativos. O procedimento adotado foi estruturado em três etapas: (1) levantamento bibliográfico e documental, (2) coleta de dados, por meio de diagnóstico preliminar junto à equipe gestora da unidade, e (3) análise de dados, para compilação e análise dos resultados obtidos, fazendo uso de gráficos e tabelas para ilustrar e facilitar a compreensão. A unidade possui sistema de captação, armazenamento e distribuição de água potável, sendo este utlizado para consumo humano e animal, para limpeza dos espaços e na irrigação das plantas. Em relação ao consumo de energia, verificou- se o uso excessivo de ar condicionado, inexistência de ventilação natural, aparelhos obsoletos e inadequados, salas maiores em relação à capacidade de refrigeração dos ar condicionados, iluminação insuficiente e falta de padronização das lâmpadas. Conclui-se, portanto, que a combinação de educação, tecnologia e gestão eficiente de recursos pode transformar as escolas da região amazônica em espaços de referência para a preservação ambiental, a fim de que a sustentabilidade seja efetivamente alcançada, sendo necessário um grande pacto, um esforço conjunto entre a administração pública, a comunidade acadêmica e a sociedade civil. The biodiversity of the Amazon region has raised increasing concerns regarding environmental preservation. In this context, professional and technological education plays a fundamental role in training individuals qualified to work in the labor market in this region, particularly in the implementation of sustainable practices. Given this scenario, the use of responsible energy and water consumption protocols can significantly contribute to the efficient management of these resources in basic, technical, and technological education schools. Aiming to develop a Technical Technological Product (PTT) that helps educational institutions reflect on reducing energy and water consumption, focusing on the school environment, the research adopted the case study methodology. The study site was the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM) – Manacapuru Campus, with the research subjects being the Principal and Administrative Staff. The procedure adopted was structured into three stages: (1) Literature and documentary review, (2) Data collection, through a preliminary diagnosis with the school’s management team, (3) Data analysis, for compiling and examining the results obtained, using graphs and tables to illustrate and ease understanding. The school has a system for water collection, storage, and distribution, which is used for human and animal consumption, cleaning spaces, and plant irrigation. Regarding energy consumption, excessive use of air conditioning was identified, along with the lack of natural ventilation, obsolete and inadequate appliances, oversized rooms compared to the cooling capacity of the air conditioners, insufficient lighting, and a lack of standardization of light bulbs. It is concluded, therefore, that the combination of education, technology, and efficient resource management can transform schools in the Amazon region into reference spaces for environmental preservation. To effectively achieve sustainability, a major agreement and a joint effort between the public administration, the academic community, and civil society are necessary. 2025-03-11T20:04:31Z 2024-12-20 Dissertação ANDRADE, Adanilton Rabelo de. Estratégia de gestão ambiental em instituições de ensino técnico e tecnológico e escolas sustentáveis. 2024. 56 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10751 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
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