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Dissertação
O nawê (rapé) entre os Yawanawa: Xamanismo e sociopolítica
O presente trabalho sobre o povo Yawanawa tem como objetivo apresentar uma descrição geral, mesmo que abreviada, do uso rapé, distinguindo alguns aspectos relevantes em três frentes principais: A historicidade particular do grupo, o xamanismo interno, e suas implicações sociopolíticas no relacion...
Autor principal: | Santos, Hélio Marcos dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6268335424418365 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10765 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-107652025-03-14T05:07:35Z O nawê (rapé) entre os Yawanawa: Xamanismo e sociopolítica Nawê (snuff) among the Yawanawa: Shamanism and sociopolitics Santos, Hélio Marcos dos Silva, Raimundo Nonato Pereira da http://lattes.cnpq.br/6268335424418365 http://lattes.cnpq.br/7059404327451265 Soares, Pedro Paulo de Miranda Araújo Cruz, Tharcísio Santiago Xamanismo Índios Yawanawá CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Rapé Yawanawa Xamanismo Sociopolítica Yawanawa snuff Shamanism Sociopolitics O presente trabalho sobre o povo Yawanawa tem como objetivo apresentar uma descrição geral, mesmo que abreviada, do uso rapé, distinguindo alguns aspectos relevantes em três frentes principais: A historicidade particular do grupo, o xamanismo interno, e suas implicações sociopolíticas no relacionamento com o xamanismo no contexto urbano. O xamanismo Yawanawa pode ser caracterizado principalmente pelo uso de substâncias enteógenas, com destaque para o rapé, empregado como um elemento agenciador de contato com os espíritos, sem o qual não seria concebido a realização de cerimônias rituais. O rapé é de vital importância na formação do corpo do xamã e utilizado na construção das redes de relações externas, cumprindo um importante papel interno na manutenção da tradição Yawanawa. A partir dos dados colhidos e demonstrados na esteira desses três eixos básicos, traçamos um paralelo entre as relações internas e externas ao grupo, que nos permitem observar a importância do uso do rapé nas ações rituais, ressaltando suas peculiaridades no agenciamento da construção, manutenção e expansão das redes de relações antigas e contemporâneas. As pesquisas de campo partiram das experiências empíricas realizadas no amplo contexto urbano, e posteriormente afunilaram-se nas investigações focadas num grupo central na aldeia Yawarani. Essa mesma dinâmica foi utilizada na construção da dissertação, acionada da amplitude contextual genérica para a pontualidade específica do fenômeno examinado. O mesmo processo serve de preparo para as análises com potencial mais sensível, que partem da materialidade do objeto pesquisado amplo, para penetrar na subjetividade, das camadas profundas da metafísica nativa. Essa mecânica no corpo do texto, ampliando e centralizando o olhar, permite igualmente trabalhar com aspectos do passado histórico e mitológico para entender algumas atuações presentes, um mecanismo utilizado pelos nativos para justificar a utilização do rapé. Palavras-chave: Rapé Yawanawa. Xamanismo. Sociopolítica The present work on the Yawanawa people aims to present a general description, even if abbreviated, of the use of snuff, distinguishing some relevant aspects on three main fronts: The particular historicity of the group, internal shamanism, and its socio-political implications in the relationship with urban neo shamanism. Yawanawa shamanism, can be characterized mainly, by the use of entheogen substances, with emphasis on snuff, used as an element that facilitates contact with the spirits, without which the performance of ritual ceremonies would not be conceived. Snuff is of vital importance in the formation of the shaman's body and is also used in the construction of networks of external relationships, fulfilling an important internal role in maintaining the Yawanawa tradition. Based on the data collected and demonstrated in the wake of these three basic axes, we draw a parallel between the internal and external relationships of the group, which allow us to observe the importance of using snuff in ritual actions, and its peculiarities in the agency of construction maintenance and expansion of contemporary networks, in the scenario of urban shamanism. The field research started from empirical experiences carried out in the broad urban context, and later funneled into investigations focused on a central group in the Yawarani village. This same dynamic was used in the construction of the dissertation, driven from the generic contextual amplitude, to the specific punctuality of the phenomenon examined. The same process serves as preparation for analyzes with more sensitive potential, which start from the materiality of the broad researched object, to penetrate subjectivity, the deep layers of native metaphysics. Justify the use of snuff. This same dynamic was used in the construction of the dissertation, moving from the generic contextual amplitude to the specific punctuality of the phenomenon examined. The same process serves as preparation for analyzes with more sensitive potential, which start from the materiality of the broad researched object, to penetrate subjectivity, the deep layers of native metaphysics. This mechanism in the body of the text, expanding and centralizing the view, also allows us to work with aspects of the historical and mythological past to understand some present actions, a mechanism used by natives to justify the use of snuff. Keywords: Yawanawa rapé. Shamanism. Socio-political. Apesar de utilizar pela primeira vez a plataforma, não encontrei dificuldades, pois, os erros cometidos são prontamente respondidos por email. O presente trabalho inaugura os estudos antropológicos no PPGAS, UFAM, sobre o povo Yawanawa. Pois, verificamos que os estudos sobre os Yawanawa são encontrados na USP, UFSC, UFAC, UFPEL, UFPE, UNICANPI, UFRJ, UFMG, UNB, UFF, Universidad del Bio Bio, 2025-03-13T21:14:44Z 2024-12-20 Dissertação SANTOS, Hélio Marcos dos. O nawê (rapé) entre os Yawanawa: Xamanismo e sociopolítica. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10765 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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O presente trabalho sobre o povo Yawanawa tem como objetivo apresentar uma descrição geral, mesmo
que abreviada, do uso rapé, distinguindo alguns aspectos relevantes em três frentes principais: A
historicidade particular do grupo, o xamanismo interno, e suas implicações sociopolíticas no
relacionamento com o xamanismo no contexto urbano. O xamanismo Yawanawa pode ser caracterizado
principalmente pelo uso de substâncias enteógenas, com destaque para o rapé, empregado como um
elemento agenciador de contato com os espíritos, sem o qual não seria concebido a realização de
cerimônias rituais. O rapé é de vital importância na formação do corpo do xamã e utilizado na construção
das redes de relações externas, cumprindo um importante papel interno na manutenção da tradição
Yawanawa. A partir dos dados colhidos e demonstrados na esteira desses três eixos básicos, traçamos
um paralelo entre as relações internas e externas ao grupo, que nos permitem observar a importância do
uso do rapé nas ações rituais, ressaltando suas peculiaridades no agenciamento da construção,
manutenção e expansão das redes de relações antigas e contemporâneas. As pesquisas de campo partiram
das experiências empíricas realizadas no amplo contexto urbano, e posteriormente afunilaram-se nas
investigações focadas num grupo central na aldeia Yawarani. Essa mesma dinâmica foi utilizada na
construção da dissertação, acionada da amplitude contextual genérica para a pontualidade específica do
fenômeno examinado. O mesmo processo serve de preparo para as análises com potencial mais sensível,
que partem da materialidade do objeto pesquisado amplo, para penetrar na subjetividade, das camadas
profundas da metafísica nativa. Essa mecânica no corpo do texto, ampliando e centralizando o olhar,
permite igualmente trabalhar com aspectos do passado histórico e mitológico para entender algumas
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