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Dissertação
Pantofagia Amazônica: um estudo sobre os hábitos alimentares dos alunos das escolas públicas do perímetro urbano do município de Óbidos-PA
Os hábitos alimentares de uma determinada população são regidos por diversos fatores, como a cultura alimentar, a renda, entre outros. Porém, nas últimas décadas, principalmente nas grandes cidades, o avanço da globalização, da indústria e da pecuária intensiva criou verdadeiras "cadeias alime...
Autor principal: | Silva, Icaro Gleison Batista da |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/1433671910587199 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10779 |
Resumo: |
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Os hábitos alimentares de uma determinada população são regidos por diversos
fatores, como a cultura alimentar, a renda, entre outros. Porém, nas últimas
décadas, principalmente nas grandes cidades, o avanço da globalização, da
indústria e da pecuária intensiva criou verdadeiras "cadeias alimentares" através da
produção e transporte de alimentos industrializados, modificando a forma como nos
alimentamos. Sobretudo no interior da Amazônia, as transformações no espaço
geográfico causadas pelo transporte e comércio desses produtos ocorrem de forma
mais sutil. As longas distâncias e a cultura local prevalecem; alimentos regionais
misturam-se com alimentos globalizados, modificando os gostos e as práticas
alimentares dos moradores locais. A presente pesquisa tem como objetivo principal
analisar os hábitos alimentares dos alunos das escolas públicas do município de
Óbidos-PA. Para tal, inicialmente busca-se identificar os determinantes alimentares
dos alunos das escolas por meio de estudos sob duas óticas: a produção do espaço
urbano do município de Óbidos e sua atual configuração espacial. Como
metodologia, foram realizadas abordagens de cunho qualitativo: observações em
campo, pesquisas e levantamentos bibliográficos relevantes à pesquisa; e
quantitativo: questionários com os alunos e funcionários das escolas. Os resultados
obtidos demonstraram uma grande dualidade em relação ao consumo de alimentos
globalizados (fast foods) e alimentos regionais (frutas, verduras locais) por parte dos
alunos das escolas. A venda de alimentos dentro das escolas é livre e não há
nenhum tipo de programa voltado para a promoção da saúde escolar. Nesse
sentido, as escolas demonstraram-se determinantes na influência da alimentação
dos alunos. |