Dissertação

Narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas

A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Gino Vieira dos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0735949134226063
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10845
Resumo:
A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas, especificamente, aqueles e aquelas que desenvolveram suas atividades docentes até o ano de 2022. O aporte metodológico se ampara na abordagem qualitativa, tendo a técnica da entrevista narrativa como fonte de produção dos dados com base em Meyer e Paraiso (2012), Andrade (2012), Silveira (2007) e Costa (2007), que definem esta técnica de produção de dados – entrevista narrativa, como uma possibilidade de ressignificar os modos de pesquisar na educação, justamente porque pesquisas desta natureza mostram que as narrativas são forma de os sujeitos falarem de sí, de suas histórias de suas compreensões de mundo, de suas marcas e memórias pessoais e coletivas, isso levando em consideração que as narrativas são consideradas “forças discursivas” e possibilidades de interpretação dos significados que os sujeitos atribuem aos seus processos de vida, formação e experiências no ensino, como no caso desta pesquisa. O amparo teórico se inspira nos Estudos Culturais e Estudos advindos do Grupo Modernidade/Colonialidade, especificamente a partir dos conceitos de Identidade, Diferença, Decolonialidade e Cultura(s), articulados a autores e autoras que discutem a Educação Escolar Indígena no Brasil e as possibilidades de ensino específico e diferenciado. As narrativas produzidas, apontam lugares para os lugares ocupados pelos professores e professoras não indígenas no âmbito das escolas indígenas, bem como analisa as narrativas acerca de suas práticas de ensino no contexto indígena.