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Dissertação
Narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas
A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras...
Autor principal: | Santos, Gino Vieira dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0735949134226063 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10845 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108452025-04-18T05:05:31Z Narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas "Non-Indigenous Teachers' Narratives on Teaching in Indigenous Schools in Southern Amazonas." Santos, Gino Vieira dos Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/0735949134226063 http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Alves, Rozane Alonso http://lattes.cnpq.br/7271103372811887 Batista, Eliane Regina Martins http://lattes.cnpq.br/6865614032821482 Vieira, Carlos Magno Naglis http://lattes.cnpq.br/0757780259670322 Escolas indígenas - Amazonas CIENCIAS HUMANAS Narrativas docentes Professores e professoras não Indígenas Ensino Escolas indígenas Sul do Amazonas A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas – IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas, especificamente, aqueles e aquelas que desenvolveram suas atividades docentes até o ano de 2022. O aporte metodológico se ampara na abordagem qualitativa, tendo a técnica da entrevista narrativa como fonte de produção dos dados com base em Meyer e Paraiso (2012), Andrade (2012), Silveira (2007) e Costa (2007), que definem esta técnica de produção de dados – entrevista narrativa, como uma possibilidade de ressignificar os modos de pesquisar na educação, justamente porque pesquisas desta natureza mostram que as narrativas são forma de os sujeitos falarem de sí, de suas histórias de suas compreensões de mundo, de suas marcas e memórias pessoais e coletivas, isso levando em consideração que as narrativas são consideradas “forças discursivas” e possibilidades de interpretação dos significados que os sujeitos atribuem aos seus processos de vida, formação e experiências no ensino, como no caso desta pesquisa. O amparo teórico se inspira nos Estudos Culturais e Estudos advindos do Grupo Modernidade/Colonialidade, especificamente a partir dos conceitos de Identidade, Diferença, Decolonialidade e Cultura(s), articulados a autores e autoras que discutem a Educação Escolar Indígena no Brasil e as possibilidades de ensino específico e diferenciado. As narrativas produzidas, apontam lugares para os lugares ocupados pelos professores e professoras não indígenas no âmbito das escolas indígenas, bem como analisa as narrativas acerca de suas práticas de ensino no contexto indígena. The dissertation presented here was developed within the scope of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching – PPGECH, at the Institute of Education, Agriculture, and Environment of the Federal University of Amazonas – IEAA/UFAM. Its focus was to analyze the narratives of non-indigenous teachers about teaching in indigenous schools in the south of Amazonas, specifically those who developed their teaching activities up to the year 2022. The methodological approach is based on a qualitative approach, using the narrative interview technique as the data production source, based on Meyer and Paraiso (2012), Andrade (2012), Silveira (2007), and Costa (2007). These authors define this data production technique – narrative interview – as a possibility of redefining research methods in education, precisely because research of this nature shows that narratives are a way for subjects to speak about themselves, their stories, their understandings of the world, their personal and collective marks and memories. This takes into account that narratives are considered "discursive forces" and possibilities for interpreting the meanings that subjects attribute to their life processes, training, and teaching experiences, as in the case of this research. The theoretical framework is inspired by Cultural Studies and studies from the Modernity/Coloniality Group, specifically from the concepts of Identity, Difference, Decoloniality, and Culture(s), articulated with authors who discuss Indigenous School Education in Brazil and the possibilities of specific and differentiated teaching. The narratives produced point to the places occupied by non-indigenous teachers within indigenous schools and analyze their narratives about their teaching practices in the indigenous context. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2025-04-17T18:41:01Z 2024-07-30 Dissertação SANTOS, Gino Vieira dos. Narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no sul do Amazonas: narrativas de professores/as não indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas. 2024. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10845 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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A dissertação aqui apresentada foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-
Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH, do Instituto de
Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas –
IEAA/UFAM, e teve como foco analisar narrativas de professores e professoras não
indígenas sobre o ensino nas escolas indígenas no Sul do Amazonas,
especificamente, aqueles e aquelas que desenvolveram suas atividades docentes até
o ano de 2022. O aporte metodológico se ampara na abordagem qualitativa, tendo a
técnica da entrevista narrativa como fonte de produção dos dados com base em Meyer
e Paraiso (2012), Andrade (2012), Silveira (2007) e Costa (2007), que definem esta
técnica de produção de dados – entrevista narrativa, como uma possibilidade de
ressignificar os modos de pesquisar na educação, justamente porque pesquisas desta
natureza mostram que as narrativas são forma de os sujeitos falarem de sí, de suas
histórias de suas compreensões de mundo, de suas marcas e memórias pessoais e
coletivas, isso levando em consideração que as narrativas são consideradas “forças
discursivas” e possibilidades de interpretação dos significados que os sujeitos
atribuem aos seus processos de vida, formação e experiências no ensino, como no
caso desta pesquisa. O amparo teórico se inspira nos Estudos Culturais e Estudos
advindos do Grupo Modernidade/Colonialidade, especificamente a partir dos
conceitos de Identidade, Diferença, Decolonialidade e Cultura(s), articulados a
autores e autoras que discutem a Educação Escolar Indígena no Brasil e as
possibilidades de ensino específico e diferenciado. As narrativas produzidas, apontam
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