Dissertação

Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas

A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências...

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Autor principal: Souza, Raimunda Darque de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9897813999450258, https://orcid.org/0009-0008-2236-264X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882
Resumo:
A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências Naturais. Diante disso, esta pesquisa busca analisar as concepções e os desafios enfrentados pelos professores nessa área, sob a perspectiva da alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que utiliza entrevistas semiestruturadas e a observação de práticas pedagógicas como instrumentos de coleta de dados. Na etapa analítica, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, o que permitiu identificar as concepções docentes sobre Alfabetização Científica, bem como os fatores institucionais, curriculares e formativos que influenciam sua implementação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de políticas educacionais que fortaleçam a formação continuada dos professores e lhes proporcionem melhores condições para a efetivação da alfabetização científica, considerando as especificidades regionais e as potencialidades do contexto amazônico.