Dissertação

Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas

A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Raimunda Darque de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9897813999450258, https://orcid.org/0009-0008-2236-264X
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10882
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108822025-05-13T18:19:23Z Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas Souza, Raimunda Darque de Silva, Josemar Farias da http://lattes.cnpq.br/9897813999450258 http://lattes.cnpq.br/4614680329738577 Soares, Darlane Cristina Maciel Saraiva http://lattes.cnpq.br/6175623714692252 Nogueira, Eulina Maria Leite http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 https://orcid.org/0009-0008-2236-264X Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Professores de ensino fundamental CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Alfabetização científica Ensino de ciências Formação docente Práticas pedagógicas Educação na Amazônia A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências Naturais. Diante disso, esta pesquisa busca analisar as concepções e os desafios enfrentados pelos professores nessa área, sob a perspectiva da alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que utiliza entrevistas semiestruturadas e a observação de práticas pedagógicas como instrumentos de coleta de dados. Na etapa analítica, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, o que permitiu identificar as concepções docentes sobre Alfabetização Científica, bem como os fatores institucionais, curriculares e formativos que influenciam sua implementação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de políticas educacionais que fortaleçam a formação continuada dos professores e lhes proporcionem melhores condições para a efetivação da alfabetização científica, considerando as especificidades regionais e as potencialidades do contexto amazônico. Scientific Literacy is a crucial element for the development of critical thinking and informed social participation, especially in the Early Years of Primary Education. However, in the Amazonian context, structural and training challenges directly impact the teaching of Natural Sciences. In light of this, this research aims to analyze the conceptions and challenges faced by teachers in this field from the perspective of scientific literacy in the Early Years of Primary Education. In order to do so, this is a qualitative study with an exploratory and descriptive approach, employing semi-structured interviews and the observation of pedagogical practices as data collection instruments. In the analytical phase, Bardin’s Content Analysis was used, allowing for the identification of teachers’ conceptions of Scientific Literacy as well as the institutional, curricular, and training factors that influence its implementation. The findings highlight the need for educational policies that strengthen teachers’ continuous professional development and provide them with better conditions to implement scientific literacy effectively, taking into account regional specificities and the potentialities of the Amazonian context. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Não encontrei dificuldades. SIM . Os resultados desta pesquisa foram significativamente enriquecidos pela colaboração dos professores entrevistados. Adicionalmente, os objetivos propostos no presente trabalho foram integralmente alcançados, conforme evidenciado pelos dados coletados. 2025-05-13T18:18:52Z 2025-02-28 Dissertação SOUZA, Raimunda Darque de. Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Professores de ensino fundamental
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação na Amazônia
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Professores de ensino fundamental
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação na Amazônia
Souza, Raimunda Darque de
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
topic_facet Ciência - Estudo e ensino
Prática de ensino
Professores de ensino fundamental
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Formação docente
Práticas pedagógicas
Educação na Amazônia
description A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências Naturais. Diante disso, esta pesquisa busca analisar as concepções e os desafios enfrentados pelos professores nessa área, sob a perspectiva da alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que utiliza entrevistas semiestruturadas e a observação de práticas pedagógicas como instrumentos de coleta de dados. Na etapa analítica, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, o que permitiu identificar as concepções docentes sobre Alfabetização Científica, bem como os fatores institucionais, curriculares e formativos que influenciam sua implementação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de políticas educacionais que fortaleçam a formação continuada dos professores e lhes proporcionem melhores condições para a efetivação da alfabetização científica, considerando as especificidades regionais e as potencialidades do contexto amazônico.
author_additional Silva, Josemar Farias da
author_additionalStr Silva, Josemar Farias da
format Dissertação
author Souza, Raimunda Darque de
author2 http://lattes.cnpq.br/9897813999450258
https://orcid.org/0009-0008-2236-264X
author2Str http://lattes.cnpq.br/9897813999450258
https://orcid.org/0009-0008-2236-264X
title Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
title_short Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
title_full Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
title_fullStr Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
title_full_unstemmed Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
title_sort tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do amazonas
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882
_version_ 1832160176720838656
score 11.753735