/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas
A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências...
Autor principal: | Souza, Raimunda Darque de |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9897813999450258, https://orcid.org/0009-0008-2236-264X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10882 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108822025-05-13T18:19:23Z Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas Souza, Raimunda Darque de Silva, Josemar Farias da http://lattes.cnpq.br/9897813999450258 http://lattes.cnpq.br/4614680329738577 Soares, Darlane Cristina Maciel Saraiva http://lattes.cnpq.br/6175623714692252 Nogueira, Eulina Maria Leite http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 https://orcid.org/0009-0008-2236-264X Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Professores de ensino fundamental CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Alfabetização científica Ensino de ciências Formação docente Práticas pedagógicas Educação na Amazônia A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências Naturais. Diante disso, esta pesquisa busca analisar as concepções e os desafios enfrentados pelos professores nessa área, sob a perspectiva da alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que utiliza entrevistas semiestruturadas e a observação de práticas pedagógicas como instrumentos de coleta de dados. Na etapa analítica, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, o que permitiu identificar as concepções docentes sobre Alfabetização Científica, bem como os fatores institucionais, curriculares e formativos que influenciam sua implementação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de políticas educacionais que fortaleçam a formação continuada dos professores e lhes proporcionem melhores condições para a efetivação da alfabetização científica, considerando as especificidades regionais e as potencialidades do contexto amazônico. Scientific Literacy is a crucial element for the development of critical thinking and informed social participation, especially in the Early Years of Primary Education. However, in the Amazonian context, structural and training challenges directly impact the teaching of Natural Sciences. In light of this, this research aims to analyze the conceptions and challenges faced by teachers in this field from the perspective of scientific literacy in the Early Years of Primary Education. In order to do so, this is a qualitative study with an exploratory and descriptive approach, employing semi-structured interviews and the observation of pedagogical practices as data collection instruments. In the analytical phase, Bardin’s Content Analysis was used, allowing for the identification of teachers’ conceptions of Scientific Literacy as well as the institutional, curricular, and training factors that influence its implementation. The findings highlight the need for educational policies that strengthen teachers’ continuous professional development and provide them with better conditions to implement scientific literacy effectively, taking into account regional specificities and the potentialities of the Amazonian context. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Não encontrei dificuldades. SIM . Os resultados desta pesquisa foram significativamente enriquecidos pela colaboração dos professores entrevistados. Adicionalmente, os objetivos propostos no presente trabalho foram integralmente alcançados, conforme evidenciado pelos dados coletados. 2025-05-13T18:18:52Z 2025-02-28 Dissertação SOUZA, Raimunda Darque de. Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Professores de ensino fundamental CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Alfabetização científica Ensino de ciências Formação docente Práticas pedagógicas Educação na Amazônia |
spellingShingle |
Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Professores de ensino fundamental CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Alfabetização científica Ensino de ciências Formação docente Práticas pedagógicas Educação na Amazônia Souza, Raimunda Darque de Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas |
topic_facet |
Ciência - Estudo e ensino Prática de ensino Professores de ensino fundamental CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Alfabetização científica Ensino de ciências Formação docente Práticas pedagógicas Educação na Amazônia |
description |
A Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências Naturais. Diante disso, esta pesquisa busca analisar as concepções e os desafios enfrentados pelos professores nessa área, sob a perspectiva da alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que utiliza entrevistas semiestruturadas e a observação de práticas pedagógicas como instrumentos de coleta de dados. Na etapa analítica, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, o que permitiu identificar as concepções docentes sobre Alfabetização Científica, bem como os fatores institucionais, curriculares e formativos que influenciam sua implementação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de políticas educacionais que fortaleçam a formação continuada dos professores e lhes proporcionem melhores condições para a efetivação da alfabetização científica, considerando as especificidades regionais e as potencialidades do contexto amazônico. |
author_additional |
Silva, Josemar Farias da |
author_additionalStr |
Silva, Josemar Farias da |
format |
Dissertação |
author |
Souza, Raimunda Darque de |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9897813999450258 https://orcid.org/0009-0008-2236-264X |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9897813999450258 https://orcid.org/0009-0008-2236-264X |
title |
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas |
title_short |
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas |
title_full |
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas |
title_fullStr |
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas |
title_full_unstemmed |
Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas |
title_sort |
tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do amazonas |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2025 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882 |
_version_ |
1832160176720838656 |
score |
11.753735 |