Dissertação

As práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM

A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Cam...

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Autor principal: Prata, Bruna dos Santos
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/6941024770372914, https://orcid.org/0000-0002-2023-3704
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9813
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo: compreender as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo em uma escola do campo de Parintins/AM e seus impactos no processo de construção do conhecimento. Foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: realizar estudo sobre Educação do Campo no Brasil, contextualizar a Educação do Campo no Município de Parintins-AM, identificar os desafios dos docentes em incorporarem o trabalho como princípio educativo em suas práticas pedagógicas. A inquietação consistiu com a problemática, as práticas pedagógicas e o trabalho como princípio educativo estão sendo desenvolvidas em uma escola do campo de Parintins/AM? Foi realizada a pesquisa em duas escolas de várzea, na escola núcleo Washigton Luiz Teixeira que está situada na comunidade São Sebastião do Boto e na escola anexo Santa Rita que no decorrer da pesquisa foi necessário pesquisar em ambas para melhor compreensão e análise dos dados. O percurso metodológico da pesquisa foi quali-quantitativo, abordagem dialética, observação participante, entrevista semiestruturada, questionário, rodas de conversa, registros fotográficos e no término da pesquisa realizamos uma atividade artística nas turmas pesquisadas. Os sujeitos envolvidos são 10 entre eles líderes de movimentos sociais, professores, trabalhadores e pais dos estudantes. Os resultados dessa pesquisa são significativos para os profissionais da área educacional, principalmente para os que trabalham no campo, pois nos fez refletir sobre a valorização na formação dos professores e principalmente a efetivação de políticas públicas nas escolas do campo para que possam ter uma educação digna e de qualidade, articulando com os saberes tradicionais e científicos.