Dissertação

A construção das identidades no documentário: os povos amazônicos no cinema

O objetivo deste trabalho consiste em discutir a construção da identidade dos povos amazônicos no cinema documentário brasileiro. Para isso, inicialmente, abordamos o processo de constituição do gênero do documentário a partir do conceito de campo de produção cultural , elaborado por Pierre Bourdi...

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Autor principal: Bizarria, Fernanda Moura
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1628347917273040
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2278
Resumo:
O objetivo deste trabalho consiste em discutir a construção da identidade dos povos amazônicos no cinema documentário brasileiro. Para isso, inicialmente, abordamos o processo de constituição do gênero do documentário a partir do conceito de campo de produção cultural , elaborado por Pierre Bourdieu, percebendo os reflexos dessa formação no modo como cinema documentário brasileiro produzido na Amazônia conceituou e categorizou os povos da região. Em seguida, são analisados dois documentários recentes realizados na Amazônia Brasileira Eu já fui seu irmão (1993), de Vincent Carelli, e Mensageiras da Luz, Parteiras da Amazônia (2002/2003), de Evaldo Mocarzel. Essas obras são analisadas a partir da intenção de perceber se a utilização das estratégias de filmagem que surgem com os movimentos do cinema verdade e do cinema direto , já amplamente disseminadas no Brasil, tem se revertido em uma construção mais complexa e menos tipificada da identidade daqueles que vivem na região amazônica.