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Dissertação
Interações sociais entre alunos do 6º ano do ensino fundamental e o processo de aprendizagem escolar
Este trabalho abordou a temática das interações sociais entre alunos e o processo de aprendizagem escolar sob o olhar da Abordagem Sociocultural Construtivista. Consistiu numa pesquisa de cunho qualitativo, realizada numa turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Mana...
Autor principal: | Rodrigues, Raianne de Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5941475395471422 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2286 |
Resumo: |
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Este trabalho abordou a temática das interações sociais entre alunos e o processo de aprendizagem escolar sob o olhar da Abordagem Sociocultural Construtivista. Consistiu numa pesquisa de cunho qualitativo, realizada numa turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Manaus/AM, sendo o recorte dezoito alunos. Teve como objetivo geral analisar a relação entre as interações sociais entre alunos e o processo de aprendizagem escolar e como objetivos específicos identificar as interações sociais entre alunos na sala de aula e investigar os significados e os sentidos atribuídos à aprendizagem escolar pelos alunos. As contribuições de Valsiner permitiram um olhar amplo, complexo e crítico sobre os processos da aprendizagem escolar e do desenvolvimento humano a partir das interações entre pares, bem como um delineamento de uma proposta educativa alicerçada na perspectiva do diálogo e da cooperação na sala de aula. O material analisado resultou de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e de observação participante registrada em diário de campo. Os resultados confirmaram que a escola e a família são os pilares no processo de constituição da subjetividade e da formação cidadã, bem como indicaram que as práticas pedagógicas desenvolvidas pela maioria dos professores precisam ser repensadas e transformadas reconhecendo-se o papel das interações sociais entre alunos na sala de aula, especialmente nas atividades grupais, como uma estratégia exequível e eficaz na construção da aprendizagem escolar e na promoção do desenvolvimento humano, além da possibilidade de perspectiva do futuro no sentido da empregabilidade e qualidade de vida. Concluiu-se que estudar a relação da interação social entre pares e a aprendizagem escolar demonstrou ser um desafio intrigante à Psicologia Escolar e Educacional na proposição de saberes e práticas educativas que primam à compreensão do sujeito enquanto ser constituído na relação com o outro e inserido num contexto histórico e cultural, no qual o transforma e dialeticamente é transformado desempenhando papel ativo na constituição do ser, pensar e agir sobre o mundo. |