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Dissertação
Sou brasileira, sou caboquinha: uma análise discursiva da identidade da mulher amazonense através da música popular
O propósito deste trabalho é, sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) francesa, identificar os discursos fundadores que funcionam no imaginário do povo amazonense acerca da mulher da região. Para a realização desta pesquisa foi necessário mobilizar alguns conceitos da AD, como os de linguagem,...
Autor principal: | Tomás, Lorena Maria Nobre |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2202858131098218 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2374 |
Resumo: |
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O propósito deste trabalho é, sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) francesa, identificar os discursos fundadores que funcionam no imaginário do povo amazonense acerca da mulher da região. Para a realização desta pesquisa foi necessário mobilizar alguns conceitos da AD, como os de linguagem, discurso, sujeito (PÊCHEUX, 1990, 1993, 2006, 2009, 2011) e o de discurso fundador (ORLANDI, 2003). A AD é uma disciplina de interpretação que coloca em relação língua, discurso e ideologia. Abordamos ainda, devido à temática estudada, o conceito de cultura (LARAIA, 2009) e o de identidade (HALL, 2011; BAUMAN, 2005). O corpus investigado é composto por 40 (quarenta) músicas pertencentes ao que se denomina de Música Popular Amazonense. A análise confirmou a hipótese inicial de que o discurso caboclo e o cosmopolita também estão presentes na representação da mulher local. Verificamos ainda que o discurso da caboclitude é o mais recorrente nas produções musicais investigadas. |