Dissertação

Marcas da oralidade na escrita: a repetição em fórum de discussão em EAD

O presente trabalho tem por objetivo estudar o fenômeno linguístico da repetição no texto eletrônico escrito, produzido por estudantes de Educação a Distância (EaD) do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM). Este estudo fundamenta-se na noção adotada de contínuo tipológico, na...

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Autor principal: Lucena, Ana Maria Silva de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7711936468049245
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2384
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo estudar o fenômeno linguístico da repetição no texto eletrônico escrito, produzido por estudantes de Educação a Distância (EaD) do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM). Este estudo fundamenta-se na noção adotada de contínuo tipológico, na interpenetrabilidade entre oral e escrito, enfocando a repetição na perspectiva interacional e na linguística textual. Para estudo do fenômeno, procedeu-se à análise de segmentos em repetição no nível lexical, sintagmático e oracional, retirados para exame do corpus escrito, constituído por trinta postagens extraídas de fórum de discussão, integrante da disciplina português instrumental, do curso técnico de nível médio na modalidade de EaD, do CETAM. A escolha metodológica que sustenta o desenvolvimento deste estudo tomou como base a predominância da abordagem qualitativa, complementada com procedimentos de cunho descritivo que contemplam registro das ocorrências de repetição, análise e classificação dos tipos formais e funcionais identificados e interpretação dos dados coletados. O estudo do referido fenômeno linguístico corrobora as teses de teóricos de que se trata de um recurso básico do desenvolvimento das atividades textual-discursivas, figurando como um fenômeno linguístico genuíno que faz sobressair o vínculo entre oralidade e escrita.