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Dissertação
Marcas da oralidade na escrita: a repetição em fórum de discussão em EAD
O presente trabalho tem por objetivo estudar o fenômeno linguístico da repetição no texto eletrônico escrito, produzido por estudantes de Educação a Distância (EaD) do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM). Este estudo fundamenta-se na noção adotada de contínuo tipológico, na...
Autor principal: | Lucena, Ana Maria Silva de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7711936468049245 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2384 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-23842016-05-12T17:14:11Z Marcas da oralidade na escrita: a repetição em fórum de discussão em EAD Lucena, Ana Maria Silva de Campos, Maria Sandra http://lattes.cnpq.br/7711936468049245 http://lattes.cnpq.br/2057190547885429 Oralidade Escrita Repetição Educação a Distância. Orality Writing Repetition Long-Distance Education. LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS O presente trabalho tem por objetivo estudar o fenômeno linguístico da repetição no texto eletrônico escrito, produzido por estudantes de Educação a Distância (EaD) do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM). Este estudo fundamenta-se na noção adotada de contínuo tipológico, na interpenetrabilidade entre oral e escrito, enfocando a repetição na perspectiva interacional e na linguística textual. Para estudo do fenômeno, procedeu-se à análise de segmentos em repetição no nível lexical, sintagmático e oracional, retirados para exame do corpus escrito, constituído por trinta postagens extraídas de fórum de discussão, integrante da disciplina português instrumental, do curso técnico de nível médio na modalidade de EaD, do CETAM. A escolha metodológica que sustenta o desenvolvimento deste estudo tomou como base a predominância da abordagem qualitativa, complementada com procedimentos de cunho descritivo que contemplam registro das ocorrências de repetição, análise e classificação dos tipos formais e funcionais identificados e interpretação dos dados coletados. O estudo do referido fenômeno linguístico corrobora as teses de teóricos de que se trata de um recurso básico do desenvolvimento das atividades textual-discursivas, figurando como um fenômeno linguístico genuíno que faz sobressair o vínculo entre oralidade e escrita. The present work aims to study the linguistic phenomenon of repetition in electronic text written, produced by Long-Distance Education student from State of Amazonas Center for Technological Education (CETAM). This study is based by the adopted typological continuum, on the interpenetration between oral and written, focusing on repetition from a interactional perspective and text linguistics. To study the phenomenon, a segmental analysis was carried out on repetition at the lexical, syntagmatic and clausal levels isolated from the written corpus made up of thirty posts extracted form a discussion, part of the Portuguese for Specific Purpose course in the Technical Senior High School Long-Distance program of CETAM. The methodological choice supporting the development of this study was based on the predominance of the qualitative approach supplemented by primarily descriptive procedures, which include a register of the occurrences of repetition, the analysis and classification of formal and functional types identified and construed of the collected data. The study of this linguistic phenomenon corroborates the theses of theorists that it is a basic feature of the development of textual-discursive activities, appearing as a genuine linguistic phenomenon that brings out the link between orality and writing. 2015-04-11T13:49:09Z 2015-04-10 2013-06-14 Dissertação LUCENA, Ana Maria Silva de. Marcas da oralidade na escrita: a repetição em fórum de discussão em EAD. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2384 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras BR UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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O presente trabalho tem por objetivo estudar o fenômeno linguístico da repetição no texto eletrônico escrito, produzido por estudantes de Educação a Distância (EaD) do Centro de Educação Tecnológica do Estado do Amazonas (CETAM). Este estudo fundamenta-se na noção adotada de contínuo tipológico, na interpenetrabilidade entre oral e escrito, enfocando a repetição na perspectiva interacional e na linguística textual. Para estudo do fenômeno, procedeu-se à análise de segmentos em repetição no nível lexical, sintagmático e oracional, retirados para exame do corpus escrito, constituído por trinta postagens extraídas de fórum de discussão, integrante da disciplina português instrumental, do curso técnico de nível médio na modalidade de EaD, do CETAM. A escolha metodológica que sustenta o desenvolvimento deste estudo tomou como base a predominância da abordagem qualitativa, complementada com procedimentos de cunho descritivo que contemplam registro das ocorrências de repetição, análise e classificação dos tipos formais e funcionais identificados e interpretação dos dados coletados. O estudo do referido fenômeno linguístico corrobora as teses de teóricos de que se trata de um recurso básico do desenvolvimento das atividades textual-discursivas, figurando como um fenômeno linguístico genuíno que faz sobressair o vínculo entre oralidade e escrita. |
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