Dissertação

Dinâmica da paisagem no entorno da Br-174 (1978 - 2008)

Pesquisas indicam que o processo do desflorestamento na Amazônia está associado à abertura de estradas, uma vez que favorece o fluxo migratório e, por conseguinte a ocupação de terras e a exploração de madeiras. A rodovia BR-174 foi construída na década de 1970 para interligar o estado de Roraima...

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Autor principal: Rodrigues, Eduardo Paschoal
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0140618985589914
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
GIS
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2531
Resumo:
Pesquisas indicam que o processo do desflorestamento na Amazônia está associado à abertura de estradas, uma vez que favorece o fluxo migratório e, por conseguinte a ocupação de terras e a exploração de madeiras. A rodovia BR-174 foi construída na década de 1970 para interligar o estado de Roraima e ao restante do Brasil, e sua pavimentação total ocorreu em 1997. O principal discurso político, à época, para a pavimentação desta estrada foi criar expectativa de interligação internacional que permitiria o escoamento de produtos produzidos na Zona Franca de Manaus para os mercados dos países vizinhos, e permitir a ligação de Manaus/AM e Boa Vista/RR. O objetivo deste trabalho foi analisar a dinâmica das alterações na paisagem no entorno (20 km) da rodovia BR-174 para um período de 30 anos (1978-2008). Além disso, quantificar a área de desflorestamento ao longo da rodovia e analisar as possíveis atividades desencadeadoras deste processo. Para tanto, foram utilizadas imagens orbitais da série LANDSAT, dados do INPE/PRODES, trabalho de campo, dados cartográficos e dados econômicos do IBGE. Técnicas de processamento de imagens foram aplicadas para elaboração dos mapas de desflorestamento ao longo da rodovia. A estrutura da paisagem foi estudada e comparada para cada ano de estudo. Os resultados demonstraram uma elevada taxa de crescimento do desflorestamento, passando de 622,15 km2 em 1978 para 2.618,58 km2 em 2008, ou seja, 321% de aumento. Em praticamente todos os municípios cruzados pela rodovia (Roraima e Amazonas) há uma redução no desflorestamento a partir das faixas mais próximas da rodovia para as faixas mais distantes. As principais atividades econômicas desenvolvidas nos municípios por onde passa a BR-174, exceto Manaus, estão associadas a agricultura e a pecuária, atividades desenvolvidas em áreas anteriormente ocupadas por floresta. Em Manaus, o processo de desflorestamento ocorre principalmente na área urbana, associado ao crescimento urbano e a migração da população atraída pelas oportunidades das indústrias da Zona Franca de Manaus. Ainda que a construção e a pavimentação da BR-174 estejam associadas a processos de desflorestamento, a rodovia possui grande importância para a região, pois foi responsável pela ligação terrestre entre duas capitais (Manaus/AM e Boa Vista/RR), e possibilitou formar novas comunidades onde são desenvolvidas atividades econômicas e sociais. A criação de projetos de desenvolvimento sustentável é o grande desafio dos governos locais, para agregar valor aos empreendimentos existentes e desenvolver novos modelos de uso e ocupação na região.