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Dissertação
Dinâmica da paisagem no entorno da Br-174 (1978 - 2008)
Pesquisas indicam que o processo do desflorestamento na Amazônia está associado à abertura de estradas, uma vez que favorece o fluxo migratório e, por conseguinte a ocupação de terras e a exploração de madeiras. A rodovia BR-174 foi construída na década de 1970 para interligar o estado de Roraima...
Autor principal: | Rodrigues, Eduardo Paschoal |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0140618985589914 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2531 |
Resumo: |
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Pesquisas indicam que o processo do desflorestamento na Amazônia está associado à abertura
de estradas, uma vez que favorece o fluxo migratório e, por conseguinte a ocupação de terras
e a exploração de madeiras. A rodovia BR-174 foi construída na década de 1970 para
interligar o estado de Roraima e ao restante do Brasil, e sua pavimentação total ocorreu em
1997. O principal discurso político, à época, para a pavimentação desta estrada foi criar
expectativa de interligação internacional que permitiria o escoamento de produtos produzidos
na Zona Franca de Manaus para os mercados dos países vizinhos, e permitir a ligação de
Manaus/AM e Boa Vista/RR. O objetivo deste trabalho foi analisar a dinâmica das alterações
na paisagem no entorno (20 km) da rodovia BR-174 para um período de 30 anos (1978-2008).
Além disso, quantificar a área de desflorestamento ao longo da rodovia e analisar as possíveis
atividades desencadeadoras deste processo. Para tanto, foram utilizadas imagens orbitais da
série LANDSAT, dados do INPE/PRODES, trabalho de campo, dados cartográficos e dados
econômicos do IBGE. Técnicas de processamento de imagens foram aplicadas para
elaboração dos mapas de desflorestamento ao longo da rodovia. A estrutura da paisagem foi
estudada e comparada para cada ano de estudo. Os resultados demonstraram uma elevada taxa
de crescimento do desflorestamento, passando de 622,15 km2 em 1978 para 2.618,58 km2 em
2008, ou seja, 321% de aumento. Em praticamente todos os municípios cruzados pela rodovia
(Roraima e Amazonas) há uma redução no desflorestamento a partir das faixas mais próximas
da rodovia para as faixas mais distantes. As principais atividades econômicas desenvolvidas
nos municípios por onde passa a BR-174, exceto Manaus, estão associadas a agricultura e a
pecuária, atividades desenvolvidas em áreas anteriormente ocupadas por floresta. Em Manaus,
o processo de desflorestamento ocorre principalmente na área urbana, associado ao
crescimento urbano e a migração da população atraída pelas oportunidades das indústrias da
Zona Franca de Manaus. Ainda que a construção e a pavimentação da BR-174 estejam
associadas a processos de desflorestamento, a rodovia possui grande importância para a
região, pois foi responsável pela ligação terrestre entre duas capitais (Manaus/AM e Boa
Vista/RR), e possibilitou formar novas comunidades onde são desenvolvidas atividades
econômicas e sociais. A criação de projetos de desenvolvimento sustentável é o grande
desafio dos governos locais, para agregar valor aos empreendimentos existentes e desenvolver
novos modelos de uso e ocupação na região. |