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Dissertação
Ambiente e educação: concepções e práticas dos educadores nas escolas municipais de colinas do Tocantins-TO
Leis, diretrizes, programas e propostas para a Educação Ambiental estão nas pautas do Governo Federal, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Cultura e outros, no entanto é imprescindível que haja mais acompanhamento e maior apoio ao que acontece dentro das escolas, no es...
Autor principal: | Barbosa, Ana Paula de Sousa |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8924490510155913 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2608 |
Resumo: |
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Leis, diretrizes, programas e propostas para a Educação Ambiental estão nas pautas do Governo Federal, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Cultura e outros, no entanto é imprescindível que haja mais acompanhamento e maior apoio ao que acontece dentro das escolas, no espaço das salas de aula. É lá que a educação realmente acontece e, quer sejam grandes ou pequenas ações, elas são extremamente necessárias. A partir delas acredita-se existir a possibilidade de mudar condutas e formar
pessoas que, disseminando suas convicções, trabalharão por uma nova maneira de relacionarse com o mundo e com os outros. Diante do exposto, o presente estudo objetiva-se compreender as concepções de Educação Ambiental a partir da prática de educadores do Ensino Fundamental na aplicação do ProNEA - Programa Nacional de Educação Ambiental. A pesquisa está alicerçada nas abordagens sistêmica e dialética, onde a primeira se firma sob a égide da teoria dos sistemas de Morin e a segunda focaliza as coisas e suas imagens conceituais em suas conexões, em seu encadeamento, em sua dinâmica, em seu processo de gênese e envelhecimento. Os procedimentos metodológicos adotados na realização da
pesquisa foram: pesquisa e observação participante, com análise quantitativa e, predominantemente, qualitativa. O estudo possibilitou analisar o modelo de educação
ambiental das escolas, as concepções dos educadores sobre o binômio educação e ambiente e o envolvimento das escolas nas políticas públicas a partir dos aportes do referencial teórico construído. Constatou-se então, que a temática educação e ambiente é pouco difundida nas
escolas, a base teórico-metodológica dos educadores é superficial, os mesmos não participam de formação profissional em educação ambiental, não há um acompanhamento técnicopedagógico especializado na área e que os sujeitos da pesquisa desconhecem a Política Nacional de Educação Ambiental. Apesar de todos os problemas encontrados, os gestores e educadores demonstraram muita preocupação com a problemática ambiental, abordando a educação ambiental de diferentes formas |