Dissertação

Ambiente e educação: concepções e práticas dos educadores nas escolas municipais de colinas do Tocantins-TO

Leis, diretrizes, programas e propostas para a Educação Ambiental estão nas pautas do Governo Federal, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Cultura e outros, no entanto é imprescindível que haja mais acompanhamento e maior apoio ao que acontece dentro das escolas, no es...

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Autor principal: Barbosa, Ana Paula de Sousa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8924490510155913
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2608
Resumo:
Leis, diretrizes, programas e propostas para a Educação Ambiental estão nas pautas do Governo Federal, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação e Cultura e outros, no entanto é imprescindível que haja mais acompanhamento e maior apoio ao que acontece dentro das escolas, no espaço das salas de aula. É lá que a educação realmente acontece e, quer sejam grandes ou pequenas ações, elas são extremamente necessárias. A partir delas acredita-se existir a possibilidade de mudar condutas e formar pessoas que, disseminando suas convicções, trabalharão por uma nova maneira de relacionarse com o mundo e com os outros. Diante do exposto, o presente estudo objetiva-se compreender as concepções de Educação Ambiental a partir da prática de educadores do Ensino Fundamental na aplicação do ProNEA - Programa Nacional de Educação Ambiental. A pesquisa está alicerçada nas abordagens sistêmica e dialética, onde a primeira se firma sob a égide da teoria dos sistemas de Morin e a segunda focaliza as coisas e suas imagens conceituais em suas conexões, em seu encadeamento, em sua dinâmica, em seu processo de gênese e envelhecimento. Os procedimentos metodológicos adotados na realização da pesquisa foram: pesquisa e observação participante, com análise quantitativa e, predominantemente, qualitativa. O estudo possibilitou analisar o modelo de educação ambiental das escolas, as concepções dos educadores sobre o binômio educação e ambiente e o envolvimento das escolas nas políticas públicas a partir dos aportes do referencial teórico construído. Constatou-se então, que a temática educação e ambiente é pouco difundida nas escolas, a base teórico-metodológica dos educadores é superficial, os mesmos não participam de formação profissional em educação ambiental, não há um acompanhamento técnicopedagógico especializado na área e que os sujeitos da pesquisa desconhecem a Política Nacional de Educação Ambiental. Apesar de todos os problemas encontrados, os gestores e educadores demonstraram muita preocupação com a problemática ambiental, abordando a educação ambiental de diferentes formas