Dissertação

Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM

O piquiá (Caryocar villosum) pertence à família Caryocaraceae, é considerada uma árvore social, pois fornece fruto, matéria-prima para fabricação de objetos e renda para os moradores da floresta tropical, possibilitando o estudo do estabelecimento da inter-relação entre o homem e a floresta. Tendo e...

ver descrição completa

Autor principal: Moraes, Railma Pereira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2492271406076604
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2627
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-2627
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-26272016-04-22T14:30:27Z Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM Moraes, Railma Pereira Noda, Sandra do Nascimento http://lattes.cnpq.br/2492271406076604 http://lattes.cnpq.br/7214125748792946 Conservação Manejo Agricultores Parataxonomistas Sistemas Agroflorestais Sistemas Florestais Piquiá Qualitatively Quantitatively CIÊNCIAS AGRÁRIAS O piquiá (Caryocar villosum) pertence à família Caryocaraceae, é considerada uma árvore social, pois fornece fruto, matéria-prima para fabricação de objetos e renda para os moradores da floresta tropical, possibilitando o estudo do estabelecimento da inter-relação entre o homem e a floresta. Tendo em vista a conservação do piquiá por agricultores, o presente trabalho objetivou estudar as práticas de conservação socioambiental do piquiá (C. villosum (Aubl.) Pers.); por meio de conhecimentos fitossociológicos e etnobotânicos dos agricultores, testando a ocorrência de dormência em sementes de piquiá (C. villosum); e descrevendo as formas manejo praticadas por agricultores da Região dos Lagos Parú e Calado, Manacapuru - Amazonas. Neste estudo adotou-se a abordagem sistêmica, estruturando a pesquisa como um Estudo de Caso. As experiências que compõem este são realizadas por grupos focais, que manejam o Piquiá sendo eles: agricultores familiares e parataxonomistas, para tal os dados foram coletados por meio das seguintes técnicas: (1) entrevista semi-estruturada, (2) diário de campo, (3) trilha cultural, (4) pesquisas bibliográficas, (5) ensaio experimental para verificar a dormência em sementes da espécie em estudo, a análise dados foi de forma qualitativa e quantitativa. Foram realizadas 6 entrevistas com agricultores e 2 com parataxonomistas, durante as quais foram citadas duas espécies (C. villosum e C. glabum) com o nome de piquiá. Práticas de proteção ao piquiá (C. villosum), realizadas pelos agricultores estimulam a plasticidade fenotípica da espécie, contudo a seleção de características específicas não foi verificada, atualmente, o plantio ocorre com as primeiras sementes a germinar, sem a preocupação com as características que as os indivíduos vão apresentar quando crescerem. O longo e desuniforme período de germinação deve-se a dormência tegumentar e embrionária existente em sementes de piquiá, porém pode ser contornada, com a remoção parcial do tegumento e com aplicação de indutor vegetal. Ao final, podemos concluir que os sistemas florestais e agroflorestal, funcionam como bancos de germoplasma in situ, sendo importante mantê-los. O piquiá no sistema florestal fornece indivíduos em estado silvestre, com gene silvestre; em sistemas agroflorestais o piquiá tem maior aproveitamento social e econômico, se beneficia como proteção antrópica podendo adquirir características, uma sugestão é incentivar a manutenção da reserva legal, possibilitar aos agricultores tornarem-se experimentadores, envolvendo-os em práticas de proteção e de manejo e os possibilitando a manutenção do etnoconhecimento. A conservação se manifesta no cotidiano das pessoas por isso é importante conhecer como comunidades humanas se relacionam com uma comunidade vegetal. The piquiá (Caryocar villosum) belongs to the Caryocaraceae family; it is considered a social tree, because it provides fruit, raw material for making objects and income for the people of the rainforest, allowing the study of the establishment of the interrelationship between man and forest. Due to its conservation by farmers, this study investigated the social and environmental conservation practices of piquiá (C. villosum (Aubl.) Pers.) through phytosociological and ethnobotanical knowledge of farmers, testing the occurrence of seed dormancy in piquiá (C. villosum) and are described the means of management practiced by farmers in Manacapuru, in Amazonas. In this study, we adopted a systemic approach, structuring the research as a case study. The experiences that comprise this work are carried out through focus groups, who manage the piquiá, which include farmers and parataxonomists. In the end, data were collected through the following techniques: (1) semistructured interview (2) diary, (3) cultural trail, (4) literature searches, (5) experimental testing to verify the seed dormancy of this species. Data analysis was done qualitatively and quantitatively. Six interviews with farmers and with two parataxonomists were conducted; during this phase the two species were cited (C. villosum and C. glabum) with the name of piquiá. Protection practices of piquiá (C. villosum) by farmers stimulate phenotypic plasticity of the species, yet the selection of specific features was not verified. Currently, the plant occurs with the first seeds to germinate without worrying about the characteristics that individuals will make when they grow up. The long and uneven seed germination due to dormancy and embryonic cutaneous existing piquiá seed, but can be circumvented by partial removal of the integument and the application of inducers plant. Finally, we conclude that both systems work as germplasm banks in situ, so it is important to keep them. The piquiá in the forest system provides individuals in the wild, with wild gene; in agroforestry, the fruit has a better social and economic use and it benefits of protecting human activities, and may acquire certain characteristics. One suggestion is to encourage the maintenance of legal reserve, to enable farmers to become experimenters, wrapping them in protective practices and management and enabling them to maintain the ethnic knowledge. The conservation manifests itself in daily life. Therefore it is important to understand how human communities are related to plant community. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-11T13:55:01Z 2015-04-08 2011-07-13 Dissertação MORAES, Railma Pereira. Conservação socio-ambiental do piquiá (caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM. 2011. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2627 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Ciências Agrárias BR UFAM Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Conservação
Manejo
Agricultores
Parataxonomistas
Sistemas Agroflorestais
Sistemas Florestais
Piquiá
Qualitatively
Quantitatively
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
spellingShingle Conservação
Manejo
Agricultores
Parataxonomistas
Sistemas Agroflorestais
Sistemas Florestais
Piquiá
Qualitatively
Quantitatively
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Moraes, Railma Pereira
Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM
topic_facet Conservação
Manejo
Agricultores
Parataxonomistas
Sistemas Agroflorestais
Sistemas Florestais
Piquiá
Qualitatively
Quantitatively
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
description O piquiá (Caryocar villosum) pertence à família Caryocaraceae, é considerada uma árvore social, pois fornece fruto, matéria-prima para fabricação de objetos e renda para os moradores da floresta tropical, possibilitando o estudo do estabelecimento da inter-relação entre o homem e a floresta. Tendo em vista a conservação do piquiá por agricultores, o presente trabalho objetivou estudar as práticas de conservação socioambiental do piquiá (C. villosum (Aubl.) Pers.); por meio de conhecimentos fitossociológicos e etnobotânicos dos agricultores, testando a ocorrência de dormência em sementes de piquiá (C. villosum); e descrevendo as formas manejo praticadas por agricultores da Região dos Lagos Parú e Calado, Manacapuru - Amazonas. Neste estudo adotou-se a abordagem sistêmica, estruturando a pesquisa como um Estudo de Caso. As experiências que compõem este são realizadas por grupos focais, que manejam o Piquiá sendo eles: agricultores familiares e parataxonomistas, para tal os dados foram coletados por meio das seguintes técnicas: (1) entrevista semi-estruturada, (2) diário de campo, (3) trilha cultural, (4) pesquisas bibliográficas, (5) ensaio experimental para verificar a dormência em sementes da espécie em estudo, a análise dados foi de forma qualitativa e quantitativa. Foram realizadas 6 entrevistas com agricultores e 2 com parataxonomistas, durante as quais foram citadas duas espécies (C. villosum e C. glabum) com o nome de piquiá. Práticas de proteção ao piquiá (C. villosum), realizadas pelos agricultores estimulam a plasticidade fenotípica da espécie, contudo a seleção de características específicas não foi verificada, atualmente, o plantio ocorre com as primeiras sementes a germinar, sem a preocupação com as características que as os indivíduos vão apresentar quando crescerem. O longo e desuniforme período de germinação deve-se a dormência tegumentar e embrionária existente em sementes de piquiá, porém pode ser contornada, com a remoção parcial do tegumento e com aplicação de indutor vegetal. Ao final, podemos concluir que os sistemas florestais e agroflorestal, funcionam como bancos de germoplasma in situ, sendo importante mantê-los. O piquiá no sistema florestal fornece indivíduos em estado silvestre, com gene silvestre; em sistemas agroflorestais o piquiá tem maior aproveitamento social e econômico, se beneficia como proteção antrópica podendo adquirir características, uma sugestão é incentivar a manutenção da reserva legal, possibilitar aos agricultores tornarem-se experimentadores, envolvendo-os em práticas de proteção e de manejo e os possibilitando a manutenção do etnoconhecimento. A conservação se manifesta no cotidiano das pessoas por isso é importante conhecer como comunidades humanas se relacionam com uma comunidade vegetal.
author_additional Noda, Sandra do Nascimento
author_additionalStr Noda, Sandra do Nascimento
format Dissertação
author Moraes, Railma Pereira
author2 http://lattes.cnpq.br/2492271406076604
author2Str http://lattes.cnpq.br/2492271406076604
title Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM
title_short Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM
title_full Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM
title_fullStr Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM
title_full_unstemmed Conservação socio-ambiental do piquiá (Caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos Lagos Parú e Calado, no município de Manacapuru-AM
title_sort conservação socio-ambiental do piquiá (caryocar villosum (aubl.) pers.) na região dos lagos parú e calado, no município de manacapuru-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2627
_version_ 1831969025021706240
score 11.755432