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Dissertação
A geopolítica do transporte de passageiros em Manaus: o papel da informalidade na constituição do transporte coletivo (1990 2010)
Os conflitos entre os agentes participantes do transporte convencional, permissionário e informal, regularizados e fiscalizados pelo poder público municipal configuram a geopolítica dos transportes. Esta pesquisa buscou compreender as características da geopolítica do transporte de passageiros em...
Autor principal: | Santos, Jaqueline do Espírito Santo Soares dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2416078792034610 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2803 |
Resumo: |
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Os conflitos entre os agentes participantes do transporte convencional, permissionário e
informal, regularizados e fiscalizados pelo poder público municipal configuram a geopolítica
dos transportes. Esta pesquisa buscou compreender as características da geopolítica do
transporte de passageiros em Manaus entre os anos de 1990 a 2010, bem como reconhecer a
geohistória do transporte coletivo considerando a expansão urbana, o crescimento
populacional e a necessidade de circulação que influenciaram para o recrudescimento do
transporte informal. Assim, procurou-se avaliar a relação do poder público com os agentes
desse tipo de transporte dentro do sistema. Para isso foram analisados aspectos históricos do
transporte coletivo que facilitaram a entrada da informalidade (o papel do ônibus) e seus
elementos que caracterizam suas modalidades na regionalização do sistema. Como resultados
apontam-se o emaranhado de teias que formam o transporte coletivo devido os constantes
conflitos entre seus agentes, pois as modalidades buscam prevalecer no sistema, com a
regularização dos mototaxistas que gera insegurança pela perda de passageiros com os
taxistas. O impasse a permanência dos Executivos, a duvidosa qualidade dos serviços
oferecidos pelos Alternativos e o aparecimento/crescimento da atuação dos ônibus piratas e
triciclos pelas ruas da cidade fazendo emergir do transporte informal essas categorias que
reivindicam suas regularizações forçando o poder público a acatar. Concluindo, o transporte
convencional vivencia um momento de pressão, onde o transporte informal está mais
conectado as falhas do sistema de transporte. Ainda, o aumento da tarifa é justificado por
investimentos na compra de novos ônibus, mas a população se pergunta: Cadê os novos
ônibus? Não perceptível a melhoria proclamada pelo poder público com essa ação deixando
cada vez mais complicado a condição das pessoas que dependem do transporte coletivo. No
entanto, a atual situação permite procurar por outras soluções, alternativas que se integrem ao
transporte coletivo, como a criação de ciclovias e a utilização do transporte fluvial. Assim,
com os mesmos problemas enfrentados anteriormente, o transporte coletivo de Manaus ainda
assume a responsabilidade de preparar o sistema para a Copa do Mundo de Futebol de 2014
(Manaus será uma das subsedes), além de idealizar um planejamento em escala macro por
participar da Região Metropolitana. |