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Dissertação
Estudos hidrológicos como subsídio para a melhoria do acesso dos alunos do ensino fundamental às escolas ribeirinhas na bacia do Tarumã-mirim, Manaus/AM
O presente estudo teve como propósito levantar subsídios hidrológicos, para auxiliar na melhoria do acesso às unidades educacionais no interior da bacia hidrográfica do Tarumã-Mirim, tal localidade dispõe de sete escolas municipais que utilizam transporte escolar náutico, em determinado período d...
Autor principal: | Glória, Sidiney Araújo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9995638703061602 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2805 |
Resumo: |
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O presente estudo teve como propósito levantar subsídios hidrológicos, para auxiliar na
melhoria do acesso às unidades educacionais no interior da bacia hidrográfica do
Tarumã-Mirim, tal localidade dispõe de sete escolas municipais que utilizam transporte
escolar náutico, em determinado período do ano estas embarcações são impedidas de
adentrarem nos igarapés que compõe a bacia, devido às variações hidrológicas, para
tanto, foram identificadas e localizadas as escolas, assim como, seus aspectos
socioeducacionais. Buscou identificar por meio de estudos pluviométricos e
fluviométricos os meses que facilitam o acesso dos docentes e discentes a estes
educandários. Foram monitorados dados fluviométricos e pluviométricos diários em
uma estação hidrológica denominada de Estação Tarumã Mirim (ETM), instalada para
este estudo na escola Raul Pompeia, tal estação, forneceu dados para serem
relacionados com os dados de cota do Rio Negro, registrados na estação do porto de
Manaus, analisou-se a pluviosidade juntamente com o nível de cota no interior da bacia
e a influência registrada no regime local.
Realizaram-se análises das rotas do transporte escolar e suas variabilidades dentro
do ciclo hidrológico, recorreram-se aos meios estatísticos para analisar e correlacionar
dos dados de séries históricas das estações hidrológicas do porto de Manaus, com os
dados fluviométricos coletados durante o ano de 2011 na ETM. As rotas do transporte
escolar foram realizadas com auxílio de GPS para identificar o traçado das trilhas
percorridas pelas lanchas nos períodos de águas altas e águas baixas. Os dados foram
plotados em plataforma do Sistema de Informações Geográfica (SIG) para elaboração
de mapas temáticos. Com base nas informações obtidas no estudo, criaram-se
subsídios para propor a elaboração de um calendário escolar adequado aos regimes
hidrológicos locais. |