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Dissertação
Os coletivos madija e o ritual do ajie: relações de alteridade entre os Kulina no baixo Juruá
Esta pesquisa tem como objetivo abordar os coletivos madija dos Kulina no baixo Ju-ruá, focando no contexto específico do ritual do Ajie. Os resultados da análise estão organiza-dos em duas partes. Na primeira ( Os coletivos madija dos Kulina ) são apresentados aspectos da configuração dos coletivos...
Autor principal: | Amorim, Genoveva Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1214418986518385 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2870 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28702016-05-12T17:19:47Z Os coletivos madija e o ritual do ajie: relações de alteridade entre os Kulina no baixo Juruá Amorim, Genoveva Santos Dias Júnior, Carlos Machado http://lattes.cnpq.br/1214418986518385 Kulina Coletivos madija Ritual do Ajie Xamanismo. Kulina Madija collectives Ajie ritual shamanism. CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA Esta pesquisa tem como objetivo abordar os coletivos madija dos Kulina no baixo Ju-ruá, focando no contexto específico do ritual do Ajie. Os resultados da análise estão organiza-dos em duas partes. Na primeira ( Os coletivos madija dos Kulina ) são apresentados aspectos da configuração dos coletivos madija dentro do contexto arawa a partir da bibliografia existen-te, bem como o contexto dos coletivos madija dos Kulina no baixo Juruá. A segunda parte ( Os rituais kulina no baixo Juruá ) é dedicada a uma etnografia dos rituais do Rami, do Toco-rime e do Ajie. A descrição dos rituais do Rami e do Tocorime aborda os elementos de seme-lhança e de contraste em relação ao ritual do Ajie. Dado que o propósito não é reificar os cole-tivos madija, mas descrever o modelo de relação dos madija que movimenta a socialidade humana e não-humana, a etnografia do Ajie projeta este ritual como instância que cria huma-nidade e que reestabelece o modelo de relação madija: a fragmentação, onde o xamanismo é o mecanismo principal. This research aims to address the Kulina s madija collectives in the lower Juruá river, focusing on the specific framework of Ajie ritual. The results of the analysis are organized into two parts. The first one ( The Kulina s madija collectives ), some configuration aspects of the madija collectives are presented within the Arawan context from the available litera-ture, and in the specific context of madija collectives in the lower Juruá. The second part ( The Kulina rituals in the lower Juruá ) discusses the ethnography of Rami, Tocorime and Ajie rituals. The description of Rami and Tocorime rituals addresses the features of similarity and contrast in relation to the Ajie ritual. As the purpose in not to reify the madija collectives, but describing the relationship model of madija which moves the human and non-human so-ciality, the ethnography of Ajie projects this ritual as instance that creates humanity and re-stores the model of madija relationship: the fragmentation, where shamanism is the main mechanism. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico 2015-04-11T13:59:37Z 2015-04-10 2014-02-14 Dissertação AMORIM, Genoveva Santos. Os coletivos madija e o ritual do ajie: relações de alteridade entre os Kulina no baixo Juruá. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2870 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Museu Amazônico BR UFAM Programa de Pós-graduação em Antropologia Social |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Esta pesquisa tem como objetivo abordar os coletivos madija dos Kulina no baixo Ju-ruá, focando no contexto específico do ritual do Ajie. Os resultados da análise estão organiza-dos em duas partes. Na primeira ( Os coletivos madija dos Kulina ) são apresentados aspectos da configuração dos coletivos madija dentro do contexto arawa a partir da bibliografia existen-te, bem como o contexto dos coletivos madija dos Kulina no baixo Juruá. A segunda parte ( Os rituais kulina no baixo Juruá ) é dedicada a uma etnografia dos rituais do Rami, do Toco-rime e do Ajie. A descrição dos rituais do Rami e do Tocorime aborda os elementos de seme-lhança e de contraste em relação ao ritual do Ajie. Dado que o propósito não é reificar os cole-tivos madija, mas descrever o modelo de relação dos madija que movimenta a socialidade humana e não-humana, a etnografia do Ajie projeta este ritual como instância que cria huma-nidade e que reestabelece o modelo de relação madija: a fragmentação, onde o xamanismo é o mecanismo principal. |
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