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Dissertação
Ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da programação de agentes avepa
Com a crescente oferta de cursos à distância e de softwares educacionais que apóiam o processo de ensino e aprendizagem, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vem ganhando cada vez mais atenção por parte dos pesquisadores das áreas de Inteligência Artificial e Informática na Educa...
Autor principal: | Câmara, Ricardo dos Santos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5372153953341788 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2890 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-28902019-03-20T14:08:47Z Ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da programação de agentes avepa Câmara, Ricardo dos Santos Magalhães Netto, José Francisco de http://lattes.cnpq.br/5372153953341788 http://lattes.cnpq.br/3958238119785924 Inteligência artificial Informática na educação Sistemas multiagente Ambiente virtual de aprendizagem Software educacional Programação orientada a agentes Artificial intelligence Computers in education Multiagent systems Virtual learning environment Educational software Agent oriented programming CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Com a crescente oferta de cursos à distância e de softwares educacionais que apóiam o processo de ensino e aprendizagem, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vem ganhando cada vez mais atenção por parte dos pesquisadores das áreas de Inteligência Artificial e Informática na Educação. Este trabalho propõe uma utilização diferenciada destes ambientes, criando um software educacional baseado em Sistemas Multiagente (SMA) para apoiar o processo de ensino e aprendizagem da programação orientada a agentes (AOP), ou seja, a idéia principal consiste em utilizar agentes que ensinam a programar agentes. Através desta abordagem é possível guiar o aluno por algumas áreas do processo de aprendizado, inicialmente, observando os conceitos mais relevantes e, futuramente, interagindo de forma mais ativa com os cenários que compõem o ambiente proposto. With the increasing availability of distance courses and educational software that support the teaching learning, the use of virtual learning environments has been gaining increasing attention from researchers in Artificial Intelligence and Computer Science in Education. This work proposes a distinct use of these environments, creating an educational software based on Multiagent Systems (MAS) to support teaching and learning process of agent oriented programming (AOP), ie, the main idea is to use agents who teach the program agents. Through this approach can guide the student through some areas of the learning process, initially by looking at the most relevant concepts and in the future, interacting more actively with the scenarios that compose the proposed environment. 2015-04-11T14:02:36Z 2013-09-09 2010-06-01 Dissertação CÂMARA, Ricardo dos Santos. Ambiente virtual para o ensino e aprendizagem da programação de agentes - AVEPA. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2890 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Computação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Informática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Com a crescente oferta de cursos à distância e de softwares educacionais que apóiam o processo de ensino e aprendizagem, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) vem ganhando cada vez mais atenção por parte dos pesquisadores das áreas de Inteligência Artificial e Informática na Educação. Este trabalho propõe uma utilização diferenciada destes ambientes, criando um software educacional baseado em Sistemas Multiagente (SMA) para apoiar o processo de ensino e aprendizagem da programação orientada a agentes (AOP), ou seja, a idéia principal consiste em utilizar agentes que ensinam a programar agentes. Através desta abordagem é possível guiar o aluno por algumas áreas do processo de aprendizado, inicialmente, observando os conceitos mais relevantes e, futuramente, interagindo de forma mais ativa com os cenários que compõem o ambiente proposto. |
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