Dissertação

Sistema multiagente para apoiar a percepção e o acompanhamento de atividades em ambientes virtuais de aprendizagem

Com a disseminação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) por diversas instituições de ensino, notadamente em cursos de Educação a Distância, a tarefa de acompanhamento das atividades dos alunos por tutores e mediadores para atingir níveis de qualidade têm sido um trabalho cada vez ma...

ver descrição completa

Autor principal: Alencar, Marcio Aurélio dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0918012722130408
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2893
Resumo:
Com a disseminação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) por diversas instituições de ensino, notadamente em cursos de Educação a Distância, a tarefa de acompanhamento das atividades dos alunos por tutores e mediadores para atingir níveis de qualidade têm sido um trabalho cada vez maior. Realizar o acompanhamento dos alunos nessas novas tecnologias, requerer novas reflexões e posturas de educadores nestes ambientes e novas soluções por parte dos projetistas desta classe de sistemas. Esta dissertação descreve arquiteturas baseadas em Sistemas Multiagente, focadas no conceito de percepção, criadas para auxiliar alunos e tutores na conclusão e acompanhamento de atividades em cursos de Educação a Distância. Os sistemas implementados seguindo as arquiteturas propostas auxiliam alunos e tutores por meio de um fórum de discussão, sanando dúvidas sobre o curso, além de recomendar a realização de atividades que o aluno não tenha concluído, favorecendo o bom andamento do curso e a colaboração entre os demais participantes. Cada arquitetura proposta teve um protótipo implementado e avaliado, resultando em propostas de melhorias na versão seguinte. Os resultados obtidos durante as experimentações demostram a importância do uso de Sistemas Multiagente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, apoiando a execução de atividades dos cursistas e o acompanhamento por parte dos tutores.