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Dissertação
Uma estratégia para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração para futuros engenheiros de software
A indústria de software precisa de profissionais que, além do conhecimento técnico, possuam determinadas habilidades que afetam positivamente o processo de desenvolvimento de software. Nesta dissertação de mestrado realizou-se inicialmente um mapeamento sistemático sobre quais habilidades são rep...
Autor principal: | Fortaleza, Luiz Leandro dos Reis |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0374659622170312 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2930 |
Resumo: |
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A indústria de software precisa de profissionais que, além do conhecimento técnico,
possuam determinadas habilidades que afetam positivamente o processo de desenvolvimento
de software. Nesta dissertação de mestrado realizou-se inicialmente um mapeamento
sistemático sobre quais habilidades são reportadas pela literatura como sendo
mais importantes para o engenheiro de software. Este mapeamento serviu para limitar
o escopo deste trabalho às habilidades de comunicação e colaboração.
O desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração, segundo diversos
autores, ocorre a partir de atividades práticas. Portanto, tentar capacitar melhor os
alunos, no que diz respeito à comunicação e colaboração, seria integrá-los em projetos
com a indústria. Todavia, nem sempre é possível estabelecer parcerias com a indústria
de software. Uma alternativa é simular o cenário industrial em ambiente acadêmico.
Uma prática que tem crescido na indústria é a distribuição geográfica da equipe
de desenvolvimento, conhecida como Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS).
Então, simular um cenário DDS é uma possível forma de aproximar os alunos da
realidade da indústria de software. Esta é a abordagem proposta nesta dissertação.
Foram realizados dois estudos experimentais visando obter indícios sobre a eficiência
da abordagem pedagógica proposta. A cada experimento buscou-se aprimorar a
forma de coleta e análise dos dados, e efetuou-se a triangulação destes dados visando
a obtenção de maior confiabilidade para as conclusões. Observou-se que a utilização
de DDS é bastante motivadora para os alunos, todavia existem outros fatores que
afetam esta motivação, como por exemplo a afinidade entre os membros das equipes
co-alocadas. Gerenciar adequadamente tais fatores, visando manter os participantes
motivados, pode ser o diferencial entre sucesso e fracasso da atividade de ensino, uma
vez que o desenvolvimento de habilidades é influenciado pela motivação. |