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Dissertação
Valoração econômica do impacto ambiental decorrente dos resíduos gerados pelo transporte fluvial no porto da Manaus Moderna
É fato que, com o grande crescimento da população, cresce também a demanda por serviços de transportes, sejam eles terrestres, aéreos ou marítimos. No caso da Amazônia prevalece o último. Representado em seu maior percentual por embarcações de médio e grande porte, as quais chegam a transportar de...
Autor principal: | Santos, Antonio Tadeu Barbosa dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4881289791959437 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3022 |
Resumo: |
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É fato que, com o grande crescimento da população, cresce também a demanda por serviços de transportes, sejam eles terrestres, aéreos ou marítimos. No caso da Amazônia prevalece o último. Representado em seu maior percentual por
embarcações de médio e grande porte, as quais chegam a transportar de 200 a 600 passageiros em uma única viagem. A principal conseqüência disso é o aumento do volume de resíduos gerados nos deslocamentos. Uma alternativa para
esse problema seria a criação de um sistema de tributação destinado especificamente à mitigação dos impactos ambientais gerados. Tendo-se como expectativa que tal tributação minimizaria os efeitos nocivos que até o momento
são inevitáveis diante da ausência de infraestutura adequada para a coleta e destinação desses resíduos, uma vez que, o capital proveniente da tributação poderia ser utilizado para custear total ou parcialmente os serviços de coleta e destinação adequada para esses resíduos. Dessa forma podem-se levantar os seguintes questionamentos: Os usuários do transporte fluvial estariam dispostos a pagar um valor monetário para a mitigação dos impactos ambientais decorrentes dos resíduos sólidos gerados? Em caso afirmativo, qual seria esse valor?
Consequentemente a meta almejada neste trabalho é a de verificar se os usuários do transporte fluvial que aportam no cais da Manaus Moderna, possuem disposição a pagar um valor monetário, mensal, para mitigar os impactos ambientais
decorrente dos resíduos gerados durante o deslocamento. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que os usuários tem disposição a pagar, sendo esse valor de aproximadamente R$ 67,00 / usuário / mês. No entanto, a
cobrança de um valor mensal torna-se impraticável, uma vez que a freqüência de uso do serviço pelos usuários não é mensal, e nem constante. Nesse sentido sugere-se que em trabalhos futuros seja considerada uma DAP por usuário por viagem. Podendo ainda esse valor ser ponderado pela distancia ou pelo tempo do deslocamento. |