Dissertação

Escrita: desafios para a política na educação infantil

A educação infantil no Brasil é marcada pelas fortes tensões já existentes desde as promessas herdadas do passado, através das mudanças legais trazidas pela redemocratização do país Constituição, LDB, ECA, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas Municipais e por dificuldades enfrentadas no plan...

ver descrição completa

Autor principal: Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9527308050594292
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3158
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3158
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31582016-05-12T17:26:00Z Escrita: desafios para a política na educação infantil Williams, Elizabeth Matilda Oliveira Silva, Jorge Gregório da http://lattes.cnpq.br/9527308050594292 Políticas públicas Educação Infância Escrita Public politics Education Infancy Written CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A educação infantil no Brasil é marcada pelas fortes tensões já existentes desde as promessas herdadas do passado, através das mudanças legais trazidas pela redemocratização do país Constituição, LDB, ECA, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas Municipais e por dificuldades enfrentadas no planejamento e na execução das políticas educacionais de educação infantil no Brasil. Há anos que professores e fonoaudiólogos têm se mobilizado em torno das dificuldades na aquisição da escrita no decorrer da alfabetização. A partir do exposto, justifica-se a necessidade de compreendermos o processo de domínio da escrita, analisando a política de educação infantil no Brasil. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a política educacional para a educação infantil no Brasil e como objetivos específicos entender os fatores e conseqüências que interferem na aquisição da linguagem escrita na educação infantil e analisar os caminhos que possam auxiliar o Sistema Educacional na produção gráfica da educação infantil, para que futuramente as crianças dessa etapa não apresentem dificuldades no processo de apropriação do padrão culto gramatical da escrita. Embora reconhecendo não só a existência, mas também a importância de outras epistemologias, elegemos o método histórico-crítico, como a concepção teórica que melhor responde as questões do nosso objeto de estudo a ser desenvolvido na primeira fase do ensino fundamental em uma Escola da Rede Municipal na cidade de Manaus, verificando as dificuldades na trajetória da escrita, as quais são variadas. Por fim conclui-se que esteve muito clara a carência de políticas públicas para o ensino da educação infantil e a grande importância da fonoaudiologia, tanto na equipe pedagógica, quanto no planejamento pedagógico The infantile education in Brazil is marked by the strong existing tensions already since the inherited promeses of the past, through the legal changes brought by the redemocratization of the country Constitution, LDB, ECA State Constitutions, Municipal Organic Laws and by difficulties faced in the planning and the execution of the educational politics of infantile education in Brazil. It has years that professors and speech pathologist and audiologist in it if have mobilized around the difficulties in the acquisition of the writing of children during the alphabetization. From the displayed one, it is justified necessity to understand the process of understanding of the writing, analyzing the infantile educational politics in Brazil. The research will have as objective generality to understand the educational politics for the infantile education in Brazil and as objective the specific ones to understand the factors and consequences that intervene with the acquisition of the language written in the infantile education and to analyze the ways that can assist the Educational System in the graphical production of the infantile education, so that future the children of this stage do not present diffculties in the process of appropriation of the standard grammatical cult of the writing. Although recognizing not only the existence, but also the importance of other epistemologies, we choose the description-critical method, as the theoretical conception that more good answers the questions of our object of study to be developed in the first phase of basic education in a School of the Municipal net in the city of Manaus, verifying the difficulties in the trajectory of the writing, which are varied. Finally one concludes that the lack of public politics for the education of the infantile education was very clear and the extremely importance that have the speech therapy into school 2015-04-22T21:55:27Z 2015-04-08 2008-08-22 Dissertação WILLIANS, Elizabeth Matilda Oliveira. Escrita: desafios para a política na educação infantil. 2008. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3158 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Políticas públicas
Educação
Infância
Escrita
Public politics
Education
Infancy
Written
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Políticas públicas
Educação
Infância
Escrita
Public politics
Education
Infancy
Written
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
Escrita: desafios para a política na educação infantil
topic_facet Políticas públicas
Educação
Infância
Escrita
Public politics
Education
Infancy
Written
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A educação infantil no Brasil é marcada pelas fortes tensões já existentes desde as promessas herdadas do passado, através das mudanças legais trazidas pela redemocratização do país Constituição, LDB, ECA, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas Municipais e por dificuldades enfrentadas no planejamento e na execução das políticas educacionais de educação infantil no Brasil. Há anos que professores e fonoaudiólogos têm se mobilizado em torno das dificuldades na aquisição da escrita no decorrer da alfabetização. A partir do exposto, justifica-se a necessidade de compreendermos o processo de domínio da escrita, analisando a política de educação infantil no Brasil. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a política educacional para a educação infantil no Brasil e como objetivos específicos entender os fatores e conseqüências que interferem na aquisição da linguagem escrita na educação infantil e analisar os caminhos que possam auxiliar o Sistema Educacional na produção gráfica da educação infantil, para que futuramente as crianças dessa etapa não apresentem dificuldades no processo de apropriação do padrão culto gramatical da escrita. Embora reconhecendo não só a existência, mas também a importância de outras epistemologias, elegemos o método histórico-crítico, como a concepção teórica que melhor responde as questões do nosso objeto de estudo a ser desenvolvido na primeira fase do ensino fundamental em uma Escola da Rede Municipal na cidade de Manaus, verificando as dificuldades na trajetória da escrita, as quais são variadas. Por fim conclui-se que esteve muito clara a carência de políticas públicas para o ensino da educação infantil e a grande importância da fonoaudiologia, tanto na equipe pedagógica, quanto no planejamento pedagógico
author_additional Silva, Jorge Gregório da
author_additionalStr Silva, Jorge Gregório da
format Dissertação
author Williams, Elizabeth Matilda Oliveira
author2 http://lattes.cnpq.br/9527308050594292
author2Str http://lattes.cnpq.br/9527308050594292
title Escrita: desafios para a política na educação infantil
title_short Escrita: desafios para a política na educação infantil
title_full Escrita: desafios para a política na educação infantil
title_fullStr Escrita: desafios para a política na educação infantil
title_full_unstemmed Escrita: desafios para a política na educação infantil
title_sort escrita: desafios para a política na educação infantil
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3158
_version_ 1781301850436272128
score 11.653393