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Dissertação
Gestão democrática na escola: um desafio da educação no município de Manacapuru.
A temática da gestão escolar está constantemente em pauta nos meios acadêmicos, principalmente a gestão voltada para a perspectiva democrática. Sendo um tema de interesse para a sociedade e para as escolas de nosso município, nos propu semos a examiná-lo a partir dos pressupostos que consideramos...
Autor principal: | Farias, Maria Yolanda Sarmento |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2882950096077090 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4259 |
Resumo: |
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A temática da gestão escolar está constantemente em pauta nos meios acadêmicos,
principalmente a gestão voltada para a perspectiva democrática. Sendo um tema de interesse
para a sociedade e para as escolas de nosso município, nos propu semos a examiná-lo a partir
dos pressupostos que consideramos basilares para o interesse dos atores escolares: como se
realiza a participação e a autonomia nas escolas públicas estaduais de Manacapuru -AM.
Partimos do estudo de autores clássicos da política para entendermos o Estado, as Políticas
Públicas Sociais e os reflexos da economia nas dimensões do corpus escolar. Expusemos as
variáveis que afetam a administração do espaço escolar, seus desafios e contradições.
Identificamos os principais fatores que norteiam o trabalho dos gestores escolares e
comparamos a realidade observada com a posição dos teóricos da área educacional. Não
deixamos de mostrar como a Constituição Brasileira de 1988 ampara a gestão escolar nos
moldes democráticos e regulamenta sua a plicação através da Lei 9394/96 de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Abordamos a temática pelo método histórico – crítico com o
emprego da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os dados
coletados através das entrevistas e observações nos revelaram que a gestão democrática na
escola ainda se constitui um grande desafio para a educação. Os atores escolares concordam
que é um grande passo, mas a posição de alguns revela descrença por não desejarem
mudanças, principalmente pelo fato da escolha dos gestores ocorrer com resquícios de
clientelismo. Optamos por realizar este estudo em duas escolas da zona rural e duas escolas da
zona urbana no município de Manacapuru. Ao final, como proposta de contribuição para a
mudança nas práticas administrativas, principalmente dos gestores, enumeramos algumas
ações que podem ser facilmente implementadas e levadas a sério para promover a
participação, a busca da gestão democrática e da escola autônoma. |