Dissertação

A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica

A presente pesquisa tem como objetivo investigar as repercussões que o Curso de Formação Continuada de Professores para o atendimento do aluno surdo incluído no ensino regular da cidade de Manaus, teve na prática pedagógica dos docentes participantes do curso. Este foi implementado pela Secretaria...

ver descrição completa

Autor principal: Corrêa, Roseane Modesto
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7999537293827778
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3188
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3188
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-31882016-05-12T17:24:44Z A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica Corrêa, Roseane Modesto Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo http://lattes.cnpq.br/7999537293827778 Educação Inclusão Formação de Professores Surdos Educación Inclusión y Formación del Profesorado Sordos CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A presente pesquisa tem como objetivo investigar as repercussões que o Curso de Formação Continuada de Professores para o atendimento do aluno surdo incluído no ensino regular da cidade de Manaus, teve na prática pedagógica dos docentes participantes do curso. Este foi implementado pela Secretaria Municipal de Educação/SEMED/Gerência de Educação Especial/GEE no ano de 2009 com a finalidade de proporcionar conhecimentos básicos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores do ensino regular bem como aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que atendem alunos surdos, a fim de favorecer melhoria na comunicação e integração no processo ensino-aprendizagem destes. Para a coleta de dados, optamos por realizar entrevista semiestruturada com 20 professores concludentes e/ou participantes do curso atual, sendo estes do ensino regular e da SRM. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando-se análise temática de conteúdo. O lócus da pesquisa foi direcionado às escolas da rede municipal de educação da cidade de Manaus. Após análises dos dados verificamos que na formação docente permanece uma fragilidade nos cursos de formação inicial o que não propicia aos futuros docentes o embasamento necessário tanto teórico quanto prático para o atendimento de alunos com deficiências e, muito menos alunos surdos que tem a especificidade linguística, o que muitas vezes inviabiliza sua inclusão. Portanto, a formação continuada passa a exercer papel fundamental no sentido de melhorar o fazer pedagógico dos docentes auxiliando na inclusão dos alunos com deficiência. Esta pesquisa tiene como objetivo investigar el impacto que el Curso de Educación Continua para el cuidado de los estudiantes sordos incluidos en la educación regular en la ciudad de Manaus, tuvo sobre los participantes del curso las prácticas pedagógicas de los docentes. El curso fue desarrollado por la Educación Municipal / Semed / Gestión de la Educación / GEI en 2009 con el fin de proporcionar conocimientos básicos de Lengua de Signos Brasileña de Señales (Libras) a los maestros regulares y los maestros de Habitaciones Características multifunción (SRM) que atienden a estudiantes sordos con el fin de fomentar una mejor comunicación e integración en la enseñanza y el aprendizaje de estos. Para la recolección de datos, se decidió llevar a cabo entrevistas semiestructuradas con 20 profesores concluyentes y / o participantes en el curso actual, que son la educación regular y SRM. Los datos se analizaron cualitativamente mediante análisis de contenido temático. El locus de la investigación se dirige a las escuelas municipales de educación en la ciudad de Manaus. Tras el análisis de los datos reveló que en la formación docente sigue siendo un punto débil en los cursos de formación inicial, que no es propicio para los futuros docentes la base necesaria tanto teórica como práctica para la atención de los estudiantes con discapacidades, y mucho menos a los estudiantes sordos que tienen una lengua propia, que a menudo impide su inclusión. Por lo tanto, la formación continua comienza a ejercer papel fundamental en la mejora de la práctica pedagógica de los docentes ayudar a la inclusión de los estudiantes con discapacidades. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-22T21:55:45Z 2013-12-06 2013-09-18 Dissertação CORRÊA, Roseane Modesto. A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3188 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação
Inclusão
Formação de Professores
Surdos
Educación
Inclusión y Formación del Profesorado
Sordos
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Educação
Inclusão
Formação de Professores
Surdos
Educación
Inclusión y Formación del Profesorado
Sordos
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Corrêa, Roseane Modesto
A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica
topic_facet Educação
Inclusão
Formação de Professores
Surdos
Educación
Inclusión y Formación del Profesorado
Sordos
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente pesquisa tem como objetivo investigar as repercussões que o Curso de Formação Continuada de Professores para o atendimento do aluno surdo incluído no ensino regular da cidade de Manaus, teve na prática pedagógica dos docentes participantes do curso. Este foi implementado pela Secretaria Municipal de Educação/SEMED/Gerência de Educação Especial/GEE no ano de 2009 com a finalidade de proporcionar conhecimentos básicos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos professores do ensino regular bem como aos professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que atendem alunos surdos, a fim de favorecer melhoria na comunicação e integração no processo ensino-aprendizagem destes. Para a coleta de dados, optamos por realizar entrevista semiestruturada com 20 professores concludentes e/ou participantes do curso atual, sendo estes do ensino regular e da SRM. Os dados foram analisados qualitativamente, utilizando-se análise temática de conteúdo. O lócus da pesquisa foi direcionado às escolas da rede municipal de educação da cidade de Manaus. Após análises dos dados verificamos que na formação docente permanece uma fragilidade nos cursos de formação inicial o que não propicia aos futuros docentes o embasamento necessário tanto teórico quanto prático para o atendimento de alunos com deficiências e, muito menos alunos surdos que tem a especificidade linguística, o que muitas vezes inviabiliza sua inclusão. Portanto, a formação continuada passa a exercer papel fundamental no sentido de melhorar o fazer pedagógico dos docentes auxiliando na inclusão dos alunos com deficiência.
author_additional Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
author_additionalStr Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
format Dissertação
author Corrêa, Roseane Modesto
author2 http://lattes.cnpq.br/7999537293827778
author2Str http://lattes.cnpq.br/7999537293827778
title A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica
title_short A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica
title_full A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica
title_fullStr A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica
title_full_unstemmed A formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de Manaus: repercussões na prática pedagógica
title_sort formação continuada do professor para a educação de surdos da rede municipal de manaus: repercussões na prática pedagógica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3188
_version_ 1831969115706753024
score 11.753735