Dissertação

Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente

Esta dissertação tem como tema: Prática Pedagógica e Construção de identidade Sateré-Mawé. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa que focaliza elementos da cultura na sua relação com a prática pedagógica do professor. O nosso objetivo com este material é de possibilitar uma melhor re-probl...

ver descrição completa

Autor principal: Esteves, Carlos Dinelli
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7292408537786448
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3202
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3202
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32022016-04-22T14:35:44Z Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente Esteves, Carlos Dinelli Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros http://lattes.cnpq.br/7292408537786448 Cultura, Prática pedagógica e Identidade Culture Educational Process and Identity CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Esta dissertação tem como tema: Prática Pedagógica e Construção de identidade Sateré-Mawé. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa que focaliza elementos da cultura na sua relação com a prática pedagógica do professor. O nosso objetivo com este material é de possibilitar uma melhor re-problematização da prática pedagógica, considerando que a construção da identidade acontece na realidade sociocultural onde está inserida a escola. Dentro desta problemática compreendemos que a identidade é inerente ao tipo de sujeito que é construído no mundo através de sua cultura. Suscitar fatos reais de caráter co-existentes a partir dos mitos foi o caminho mais coerente para construirmos algumas hipóteses referentes à nossa temática de estudo. Por esse motivo, foi necessário nortearmos uma construção teórica que viesse demonstrar aspectos relacionados com a convivência do Sateré-Mawé enquanto sujeito de sua história. A pesquisa de campo consistiu em coletas de dados por meio de entrevistas com professores, alunos e comunitários. No primeiro capítulo trabalhamos os significados históricos do que vem a ser o Sateré-Mawé, a partir de suas relações interétnicas com outros grupos sociais. No segundo capítulo tratamos da prática pedagógica e sua relação com a construção identitária. Esse aspecto será abordado a partir de concepções voltadas para o cotidiano, procurando com isso compreender alguns pontos significantes da identidade no processo pedagógico Sateré-Mawé. This paper has as subject: Educational practice and Building of Sateré-Mawé Identity. This work was structured in a research that approaches elements of the culture in relation with teacher s educational practice. Our object with this research is to check again the problems of educational practice, considering that the building of identity happens at the cultural where the school is inserted. Inside this difficult we understand that the identity is personal of each subject that is developed in the world through his culture. To check real facts of existing character from myth was the most coherence way to develop some possibilities regarding our subject of study. So, it was necessary to create a theoretical construction which could show related aspects with Satere-Mawé living as subject of their history.The research consisted in collection of information through interviews with teachers, pupils and the people living there. We worked the history meaning of Sateré-Mawé from their relation with other groups. We also dealt the educational practice and it s relation with the building of identity which had as reference the day by day inside and outside the classroom trying with that to understand some important points of the identity in Sateré-Mawé educational process. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:55:53Z 2015-04-08 2008-01-03 Dissertação ESTEVES, Carlos Dinelli. Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3202 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Cultura, Prática pedagógica e Identidade
Culture
Educational Process and Identity
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Cultura, Prática pedagógica e Identidade
Culture
Educational Process and Identity
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Esteves, Carlos Dinelli
Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente
topic_facet Cultura, Prática pedagógica e Identidade
Culture
Educational Process and Identity
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Esta dissertação tem como tema: Prática Pedagógica e Construção de identidade Sateré-Mawé. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa que focaliza elementos da cultura na sua relação com a prática pedagógica do professor. O nosso objetivo com este material é de possibilitar uma melhor re-problematização da prática pedagógica, considerando que a construção da identidade acontece na realidade sociocultural onde está inserida a escola. Dentro desta problemática compreendemos que a identidade é inerente ao tipo de sujeito que é construído no mundo através de sua cultura. Suscitar fatos reais de caráter co-existentes a partir dos mitos foi o caminho mais coerente para construirmos algumas hipóteses referentes à nossa temática de estudo. Por esse motivo, foi necessário nortearmos uma construção teórica que viesse demonstrar aspectos relacionados com a convivência do Sateré-Mawé enquanto sujeito de sua história. A pesquisa de campo consistiu em coletas de dados por meio de entrevistas com professores, alunos e comunitários. No primeiro capítulo trabalhamos os significados históricos do que vem a ser o Sateré-Mawé, a partir de suas relações interétnicas com outros grupos sociais. No segundo capítulo tratamos da prática pedagógica e sua relação com a construção identitária. Esse aspecto será abordado a partir de concepções voltadas para o cotidiano, procurando com isso compreender alguns pontos significantes da identidade no processo pedagógico Sateré-Mawé.
author_additional Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
author_additionalStr Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
format Dissertação
author Esteves, Carlos Dinelli
author2 http://lattes.cnpq.br/7292408537786448
author2Str http://lattes.cnpq.br/7292408537786448
title Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente
title_short Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente
title_full Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente
title_fullStr Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente
title_full_unstemmed Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente
title_sort prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola wenteru - ponte entre o passado e o presente
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3202
_version_ 1831969118429904896
score 11.753735