Dissertação

Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito

Discute os modelos de gestão da educação escolar implantados nas escolas da Rede Estadual de ensino do Estado do Amazonas, tomando como ponto de discussão a influência que tais paradigmas causaram na subjetividade laboral dos gestores escolares e, também, na maneira de administrar os processos escol...

ver descrição completa

Autor principal: Menezes, Samara Barbosa de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4533196903507164
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3214
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3214
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32142016-04-22T14:35:28Z Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito Menezes, Samara Barbosa de Silva, Jorge Gregório da http://lattes.cnpq.br/4533196903507164 Gestão escolar Globalização Estado-Nação Neoliberalismo Organismos internacionais Políticas públicas Qualidade total Gestão democrática Pertaining to school management International globalization State-Nation Neoliberalism Organisms Public politics Total quality Democratic management CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Discute os modelos de gestão da educação escolar implantados nas escolas da Rede Estadual de ensino do Estado do Amazonas, tomando como ponto de discussão a influência que tais paradigmas causaram na subjetividade laboral dos gestores escolares e, também, na maneira de administrar os processos escolares que subjaz a escola pública. Submete à crítica a gestão escolar no contexto do neoliberalismo como uma alternativa teórica, econômica, ideológica e educacional, enfatizando os impactos da implantação dos modelos de gestão democrática e gestão pela Qualidade Total na organização dos processos e dos sujeitos escolares. Conclui que os modelos de administração escolar até agora implantados nas escolas públicas do Estado do Amazonas estão comprometidos com os fundamentos epistemológicos do projeto neoliberal (e neoconservador), considerando-se que as políticas de formação dos gestores escolares estão voltadas tão somente para os resultados escolares e a competitividade das unidades escolares como um processo totalitário de alcançar uma suposta qualidade no processo de escolarização dos homens-discentes. Critica e demonstra por intermédio da análise do processo histórico e da experiência empírica a mudança de comportamento ocorrida no chão das escolas da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, transformando o pensar e o agir dos homens docentes, dirigentes e discentes, seja na prática pedagógica, seja nos cursos de formação, em costumazes adeptos desse processo denominado de Gestão pela Qualidade Total. It argues the models of management of the pertaining to school education implanted in the schools of the state net of education of the state of Amazon [ is lacking what one intends when arguing the models of pertaining to school administration + materiality of the quarrel + effect on the pertaining to school citizens ]. It analyzes the management of the education in the context of the neoliberalism as a theoretical, economic, ideological alternative, educational ethical-politics and, emphasizing the implantation of the processes of democratic management and management for the Total Quality. It concludes that the models of administration so far implanted are compromised to the materiality of the neoliberal project. [if admits (perhaps) some traces of conclusion;] is necessary to clarify this. The research process is developed from the description-critical method, searching to understand influences it of the process of implantation of the program of the total quality in the Schools of the State Net of Education of Amazon. One is about a research where if they had used official documents of primary and secondary sources, as well as of corresponding bibliographical referencial to the subject [it is praiseworthy, however repeats elements of the previous paragraphs] Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-04-22T21:55:59Z 2015-04-08 2009-05-11 Dissertação MENEZES, Samara Barbosa de. Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito. 2009. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3214 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Gestão escolar
Globalização
Estado-Nação
Neoliberalismo
Organismos internacionais
Políticas públicas
Qualidade total
Gestão democrática
Pertaining to school management
International globalization
State-Nation
Neoliberalism
Organisms
Public politics
Total quality
Democratic management
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Gestão escolar
Globalização
Estado-Nação
Neoliberalismo
Organismos internacionais
Políticas públicas
Qualidade total
Gestão democrática
Pertaining to school management
International globalization
State-Nation
Neoliberalism
Organisms
Public politics
Total quality
Democratic management
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Menezes, Samara Barbosa de
Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito
topic_facet Gestão escolar
Globalização
Estado-Nação
Neoliberalismo
Organismos internacionais
Políticas públicas
Qualidade total
Gestão democrática
Pertaining to school management
International globalization
State-Nation
Neoliberalism
Organisms
Public politics
Total quality
Democratic management
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Discute os modelos de gestão da educação escolar implantados nas escolas da Rede Estadual de ensino do Estado do Amazonas, tomando como ponto de discussão a influência que tais paradigmas causaram na subjetividade laboral dos gestores escolares e, também, na maneira de administrar os processos escolares que subjaz a escola pública. Submete à crítica a gestão escolar no contexto do neoliberalismo como uma alternativa teórica, econômica, ideológica e educacional, enfatizando os impactos da implantação dos modelos de gestão democrática e gestão pela Qualidade Total na organização dos processos e dos sujeitos escolares. Conclui que os modelos de administração escolar até agora implantados nas escolas públicas do Estado do Amazonas estão comprometidos com os fundamentos epistemológicos do projeto neoliberal (e neoconservador), considerando-se que as políticas de formação dos gestores escolares estão voltadas tão somente para os resultados escolares e a competitividade das unidades escolares como um processo totalitário de alcançar uma suposta qualidade no processo de escolarização dos homens-discentes. Critica e demonstra por intermédio da análise do processo histórico e da experiência empírica a mudança de comportamento ocorrida no chão das escolas da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, transformando o pensar e o agir dos homens docentes, dirigentes e discentes, seja na prática pedagógica, seja nos cursos de formação, em costumazes adeptos desse processo denominado de Gestão pela Qualidade Total.
author_additional Silva, Jorge Gregório da
author_additionalStr Silva, Jorge Gregório da
format Dissertação
author Menezes, Samara Barbosa de
author2 http://lattes.cnpq.br/4533196903507164
author2Str http://lattes.cnpq.br/4533196903507164
title Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito
title_short Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito
title_full Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito
title_fullStr Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito
title_full_unstemmed Modelos de gestão escolar no estado do Amazonas: entre o dito e o feito
title_sort modelos de gestão escolar no estado do amazonas: entre o dito e o feito
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3214
_version_ 1831969120731529216
score 11.753735