Dissertação

Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus

O foco deste estudo se debruçou a conhecer as Representações Sociais do trabalho pedagógico dos professores (as) da rede municipal da metrópole de Manaus. Nossa coleta consistiu na realização de técnicas associativas, com a Associação Livre de Palavras TAL, num primeiro momento, e posteriormente p...

ver descrição completa

Autor principal: Torres, Rosângela Fernandes
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4994105403319235
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3224
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3224
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-32242016-04-22T14:27:30Z Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus Torres, Rosângela Fernandes Mourão, Arminda Rachel Botelho http://lattes.cnpq.br/4994105403319235 Representação Social Trabalho-Pedagógico Formação de Professores Social Representation Pedagogical Work Teachers Formation CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O foco deste estudo se debruçou a conhecer as Representações Sociais do trabalho pedagógico dos professores (as) da rede municipal da metrópole de Manaus. Nossa coleta consistiu na realização de técnicas associativas, com a Associação Livre de Palavras TAL, num primeiro momento, e posteriormente projetivas com o uso do Procedimento de Classificações Múltiplas PCM, com observação direta em parte das escolas dos professores envolvidos, participaram da pesquisa 100 (cem) sujeitos. Analisamos os dados com o SSA Analise dos Menores Espaços (SSA: Smalallest Space Analysis), de cunho estatístico, e disposto em faces pela Teoria das Facetas. Os resultados demonstram uma representação social arraigada na separação entre o pensar e entre o pensar e fazer, onde os professores não pensam executam o que os outros mandam . The aim of this study focused on knowing the Social Representations of teachers pedagogical work from the city hall schools in Manaus. Our collection consisted on associative techniques, together with the Free Association of Words FAW, at first, and later on projective techniques with the use of Proceedings of Multiple Classifications PMC, with direct observation in schools where the teachers are involved. It was participating in the research 100 (one hundred) subjects. We analyzed the data with the SSA (Smallest Space Analysis), of statistical nature, and available in faces in the Theory of Facets. The results show a social representation connected on the separation between the think and the think and do, where the teachers do not think what the other people order . Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2015-04-22T21:56:06Z 2015-04-08 2009-03-30 Dissertação TORRES, Rosângela Fernandes. Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3224 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação BR UFAM Programa de Pós-graduação em Educação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Representação Social
Trabalho-Pedagógico
Formação de Professores
Social Representation
Pedagogical Work
Teachers Formation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Representação Social
Trabalho-Pedagógico
Formação de Professores
Social Representation
Pedagogical Work
Teachers Formation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Torres, Rosângela Fernandes
Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus
topic_facet Representação Social
Trabalho-Pedagógico
Formação de Professores
Social Representation
Pedagogical Work
Teachers Formation
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O foco deste estudo se debruçou a conhecer as Representações Sociais do trabalho pedagógico dos professores (as) da rede municipal da metrópole de Manaus. Nossa coleta consistiu na realização de técnicas associativas, com a Associação Livre de Palavras TAL, num primeiro momento, e posteriormente projetivas com o uso do Procedimento de Classificações Múltiplas PCM, com observação direta em parte das escolas dos professores envolvidos, participaram da pesquisa 100 (cem) sujeitos. Analisamos os dados com o SSA Analise dos Menores Espaços (SSA: Smalallest Space Analysis), de cunho estatístico, e disposto em faces pela Teoria das Facetas. Os resultados demonstram uma representação social arraigada na separação entre o pensar e entre o pensar e fazer, onde os professores não pensam executam o que os outros mandam .
author_additional Mourão, Arminda Rachel Botelho
author_additionalStr Mourão, Arminda Rachel Botelho
format Dissertação
author Torres, Rosângela Fernandes
author2 http://lattes.cnpq.br/4994105403319235
author2Str http://lattes.cnpq.br/4994105403319235
title Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus
title_short Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus
title_full Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus
title_fullStr Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus
title_full_unstemmed Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus
title_sort trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2015
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3224
_version_ 1831969123091873792
score 11.755432