/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A identificação do aluno com potencial para altas habilidades/ superdotação no sistema educacional adventista em Manaus
Na perspectiva atual onde o sistema educacional opta por um modelo de escola compreensiva, integradora e aberta à diversidade, vemos a necessidade de profissionais qualificados que saibam diagnosticar capacidades e ritmos de aprendizagem de cada aluno, assim como orientar e atender as necessidades...
Autor principal: | Martins, Cláudia Solange Rossi |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5366692380553498 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3231 |
Resumo: |
---|
Na perspectiva atual onde o sistema educacional opta por um modelo de escola compreensiva, integradora e aberta à diversidade, vemos a necessidade de profissionais qualificados que saibam diagnosticar capacidades e ritmos de aprendizagem de cada aluno, assim como orientar e atender as necessidades educacionais especiais deles. Dentre esta
diversidade, chamamos a atenção para os alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/S) que, por apresentarem elevada capacidade de aprendizagem e motivações específicas, solicitam experiências educacionais enriquecedoras, favoráveis ao aproveitamento e
desenvolvimento de suas habilidades. No entanto, um dos maiores desafios na área da superdotação consiste em visualizar maneiras eficientes de reconhecer crianças que
apresentam sinais de capacidade superior, com a maior garantia possível de acerto, economia de tempo e recursos. Assim, a identificação está inserida num problema bastante complexo, devido às limitações inerentes a qualquer instrumento de medida adotado, podendo levar à perda muitos indivíduos capazes. Pesquisadores da área afirmam que a identificação deve ser feita através de um conjunto de procedimentos, utilizando-se de múltiplos critérios, como
informações obtidas de diferentes fontes. Neste sentido, o presente estudo buscou indicar uma metodologia para a Identificação do aluno com potencial para AH/S do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª) com base na análise e avaliação dos procedimentos empregados para este fim: identificação pela nomeação do professor/ educador (pré e pós capacitação); identificação pela nomeação dos colegas de classe; e identificação pela nomeação do próprio aluno. Além destes, foi possível localizar as características de problemas e de dificuldades de aprendizagem ou de sub-desempenho, dentre os alunos nomeados pelo professor/ educador (antes da capacitação) e do próprio aluno, e ainda comprovar se as nomeações feitas pelos professores/ educadores pré-capacitação diferem das nomeações feitas pós-capacitação. A
natureza do estudo caracteriza-se como do tipo exploratório. O método de abordagem foi o sócio-crítico apresentado na forma quali-quantitativa. A fonte de informação direta foi a
pesquisa de campo e as indiretas foram a bibliográfica e webgráfica. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados questionários com questões abertas/ fechadas e entrevista semi-estruturada. A análise do estudo foi efetivada pelo método de Análise do Conteúdo (Bardin). Os resultados indicaram que a identificação do aluno do Ensino Fundamental II, através dos procedimentos de indicação dos professores e dos colegas de classe, demonstram eficácia quando operacionalizados com múltiplos critérios. Das características de problemas e de dificuldades de aprendizagem ou de sub-desempenho, foi detectado que, dentre os alunos
identificados com potencial para AH/S, 50% necessitam de um atendimento específico às necessidades que estão vivenciando. E finalmente, o resultado nas nomeações feitas pelos professores/ educadores pré-capacitação revelam diferença tanto qualitativa como quantitativa, das nomeações feitas pelos professores após a capacitação. |