Relatório de Pesquisa

Identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação na escola regular

A identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação está inserida num problema bastante complexo, devido às limitações inerentes a qualquer instrumento de medida adotado, podendo levar à perda muitos indivíduos capazes. Pesquisadores da área afirmam que a identificação de...

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Autor principal: Maiane Rossi
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2261
Resumo:
A identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação está inserida num problema bastante complexo, devido às limitações inerentes a qualquer instrumento de medida adotado, podendo levar à perda muitos indivíduos capazes. Pesquisadores da área afirmam que a identificação deve ser feita através de um conjunto de procedimentos, utilizando-se de múltiplos critérios, como informações obtidas de diferentes fontes. Neste sentido, o presente estudo buscou indicar uma metodologia para a Identificação do aluno com potencial para AH/S do Ensino regular com base na análise e avaliação dos procedimentos empregados para este fim: identificação pela nomeação do professor/ educador (pré e pós capacitação); identificação pela nomeação dos colegas de classe; e identificação pela nomeação do próprio aluno.