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Dissertação
A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano
A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca da infância e da educação institucionalizada no Brasil, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no espaço institucionalizado da creche, ofertado pela rede municipal de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compre...
Autor principal: | Carvalho, Raquel Neiva de Souza |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5955458299562017 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3233 |
Resumo: |
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A presente pesquisa traz algumas reflexões acerca da infância e da educação institucionalizada no Brasil, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no espaço institucionalizado da creche, ofertado pela rede municipal de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a construção do currículo da e na creche, por meio do cotidiano e das práticas desenvolvidas nesse espaço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o grupo focal, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados obtidos, escolhemos o Método de Interpretação de Sentidos, que nos leva ao aprofundamento na análise do material coletado, estabelecendo uma triangulação entre os objetivos do estudo, a base teórica adotada e os dados empíricos. Buscamos, no processo de pesquisa conhecer o cuidar/educar da creche por meio do currículo que nela é concebido e cuja implementação acontece nas práticas cotidianas e no modo como são organizadas, conduzidas e realizadas. São resultados da investigação: a percepção da dicotomia entre o pensado na Proposta Curricular e o real vivido no cotidiano da creche, motivado pela ausência de participação das professoras na elaboração desse documento, fato do qual decorre não se sentirem sujeitos do processo educativo; o planejar fragmentado, não coletivo e dissociado da prática, o que leva a uma rotinização do trabalho pedagógico das professoras no dia a dia da creche. Para a superação dessas questões apontadas acreditamos ser necessária a formação continuada das professoras, para que, por intermédio do diálogo reflexivo sobre a prática, possam sentir-se autoras do processo educativo e ressignificar a rotina como um caminho para a superação da alienação profissional e para o atendimento de qualidade das crianças pequenas. |