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Dissertação
Aceleração da aprendizagem para jovens e adultos: um olhar sobre o projeto tempo de acelerar em Manaus
Esta pesquisa investigou o Tempo de Acelerar, projeto implementado entre 2001 e 2008 pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), voltado para alunos com distorção idade/ano-escolar, nos ensinos Fundamental e Médio. Analisou o Projeto Tempo de Acelerar (PTA)...
Autor principal: | Ferreira, Maria da Conceição Monteiro |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8355579161126254 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3244 |
Resumo: |
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Esta pesquisa investigou o Tempo de Acelerar, projeto implementado entre 2001 e 2008 pela
Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM),
voltado para alunos com distorção idade/ano-escolar, nos ensinos Fundamental e Médio.
Analisou o Projeto Tempo de Acelerar (PTA) enquanto política educacional para correção do
fluxo escolar do público jovem e adulto, no Ensino Médio, no que diz respeito à qualidade do
ensino e à preparação para o trabalho. Especificamente, a pesquisa buscou conhecer o
contexto em que se desenvolveram programas de aceleração da aprendizagem no Brasil a
partir da LDBEN 9394/96 e suas implicações para o ensino de qualidade; discutiu o conceito
de qualidade do ensino associada aos programas de aceleração da aprendizagem para jovens e
adultos e sua relação com a formação para o trabalho, no novo modelo de reestruturação
produtiva do capital; analisou a contribuição do PTA quanto à qualidade do ensino e enquanto
instrumento de formação dos jovens e adultos para o trabalho na perspectiva dos alunos
egressos. Para o alcance dos objetivos optou-se pelo método histórico-crítico, considerando
que o tema deveria ser investigado na sua particularidade em relação com a totalidade,
observando as contradições presentes nessa relação, não o distanciando da materialidade
histórica do momento dado. Utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos: análise
do conteúdo relativo às Normas e Procedimentos do Projeto Tempo de Acelerar; aplicação de
entrevistas semiestruturadas a três funcionários, três professores e trinta alunos egressos do
Projeto cujos dados foram confrontados com a literatura que propiciou analisar criticamente o
tipo de qualidade evidenciada pelo projeto em questão. O texto dissertativo apresenta a
seguinte estrutura: Introdução, Capítulo 1 Aceleração da aprendizagem na LDB 9394/96:
um novo contexto para as políticas de correção de fluxo; Capítulo 2 Acelerar a educação na
vida do trabalhador com qualidade total ou social?; Capítulo 3 O Projeto Tempo de Acelerar
sob o olhar dos alunos egressos. Nas considerações finais a pesquisa evidencia a precariedade
como foi implementado esse projeto em Manaus e o resultado propenso às determinações do
projeto neoliberal na educação. O parâmetro de qualidade com que foi desenvolvido o Projeto
ratificou a tendência de formação do educando com qualidade voltada para o setor
empresarial, ainda que precariamente, em detrimento da qualidade social almejada pelos
movimentos sociais de base. Tendo em vista o exposto, a pesquisa, enfim, tem a pretensão de
contribuir com reflexões que poderão orientar novos trabalhos que estejam ligados a políticas
públicas educacionais destinadas ao público jovem e adulto |