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Dissertação
A Qualidade de vida no Trabalho: Com a palavra os Servidores Técnicos Administrativos em Educação
Os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho - QVT tiveram sua origem em empresas da esfera privada, no entanto, o mundo empresarial não é o único que tem se preocupado em debater os temas que envolvem modelos de gestão de recursos humanos. Atualmente o setor público vem se defrontando com a neces...
Autor principal: | Yamaguchi, Hudinilson Kendy |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3308476631078488 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-35032018-11-08T19:29:00Z A Qualidade de vida no Trabalho: Com a palavra os Servidores Técnicos Administrativos em Educação Yamaguchi, Hudinilson Kendy Frota, Cláudio Dantas http://lattes.cnpq.br/3308476631078488 http://lattes.cnpq.br/5343572313273237 Qualidade de vida no trabalho Instituto de saúde e biotecnologia Técnicos administrativos Qualidade de vida no trabalho Instituto de saúde e biotecnologia Técnicos administrativos ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho - QVT tiveram sua origem em empresas da esfera privada, no entanto, o mundo empresarial não é o único que tem se preocupado em debater os temas que envolvem modelos de gestão de recursos humanos. Atualmente o setor público vem se defrontando com a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços ofertados à comunidade para isso ser alcançado faz-se necessário, profissionais motivados e valorizados. Considerando que muitas instituições de ensino estão preocupadas em avaliar a QVT dos seus servidores, porque este setor esta cada vez mais exigente, resultado de consumidores mais exigentes, fruto de uma sociedade crítica e de formadores de opinião. Neste sentido, analisamos os aspectos da QVT segundo a percepção dos Servidores Técnicos Administrativos do Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/UFAM no município de Coari-AM no ano de 2011/01 através do método proposto por Richard Walton (1973), que se tratando de pesquisa de QVT no Brasil é o modelo que apresentou questões elementares para a realização deste trabalho, tais como: Compensação justa e adequada; Condições de Trabalho; Uso e Desenvolvimento da Capacidade Humana; Oportunidades de Crescimento e Segurança; Integração Social na Organização; Constitucionalismo; Trabalho e o Espaço Total de Vida e Relevância Social da Vida no Trabalho. Neste estudo foram realizados: Revisão Bibliográfica; Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo com coleta de dados através da realização de entrevistas. Para tanto os servidores (N=28) do ISB/UFAM apresentaram o seguinte quatro: 92,9% possuem uma remuneração é compatível com suas funções, ações e atividade; 75% estão satisfeitos Carga Horária de Trabalho; 96,4% cumprem com suas metas estabelecidas; 100% conseguem identificar os problemas no setor e 82,1% conseguem resolve-los; 96,4% conhecem as políticas do Instituto relacionadas ao Plano de Carreira e Estabilidade; 71,43% promovem a integração social entre os pares; 100% tem total direito a livre expressão; 75% possuem estabilidade no horário da jornada de trabalho 100% têm orgulho e satisfação pessoais de fazer parte da Organização. Ao analisar os aspectos da QVT segundo a percepção dos servidores públicos, técnico administrativo do ISB/UFAM, pode afirmar que os mesmos possuem QVT. Por fim, é de fundamental importância ressaltar que o sistema de avaliação da QVT é um processo dinâmico e crescente e que somente poderá atingir seus objetivos se for aplicado de forma coerente com a realidade da Instituição Os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho - QVT tiveram sua origem em empresas da esfera privada, no entanto, o mundo empresarial não é o único que tem se preocupado em debater os temas que envolvem modelos de gestão de recursos humanos. Atualmente o setor público vem se defrontando com a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços ofertados à comunidade para isso ser alcançado faz-se necessário, profissionais motivados e valorizados. Considerando que muitas instituições de ensino estão preocupadas em avaliar a QVT dos seus servidores, porque este setor esta cada vez mais exigente, resultado de consumidores mais exigentes, fruto de uma sociedade crítica e de formadores de opinião. Neste sentido, analisamos os aspectos da QVT segundo a percepção dos Servidores Técnicos Administrativos do Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/UFAM no município de Coari-AM no ano de 2011/01 através do método proposto por Richard Walton (1973), que se tratando de pesquisa de QVT no Brasil é o modelo que apresentou questões elementares para a realização deste trabalho, tais como: Compensação justa e adequada; Condições de Trabalho; Uso e Desenvolvimento da Capacidade Humana; Oportunidades de Crescimento e Segurança; Integração Social na Organização; Constitucionalismo; Trabalho e o Espaço Total de Vida e Relevância Social da Vida no Trabalho. Neste estudo foram realizados: Revisão Bibliográfica; Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo com coleta de dados através da realização de entrevistas. Para tanto os servidores (N=28) do ISB/UFAM apresentaram o seguinte quatro: 92,9% possuem uma remuneração é compatível com suas funções, ações e atividade; 75% estão satisfeitos Carga Horária de Trabalho; 96,4% cumprem com suas metas estabelecidas; 100% conseguem identificar os problemas no setor e 82,1% conseguem resolve-los; 96,4% conhecem as políticas do Instituto relacionadas ao Plano de Carreira e Estabilidade; 71,43% promovem a integração social entre os pares; 100% tem total direito a livre expressão; 75% possuem estabilidade no horário da jornada de trabalho 100% têm orgulho e satisfação pessoais de fazer parte da Organização. Ao analisar os aspectos da QVT segundo a percepção dos servidores públicos, técnico administrativo do ISB/UFAM, pode afirmar que os mesmos possuem QVT. Por fim, é de fundamental importância ressaltar que o sistema de avaliação da QVT é um processo dinâmico e crescente e que somente poderá atingir seus objetivos se for aplicado de forma coerente com a realidade da Instituição 2015-04-22T22:10:19Z 2015-04-09 2012-01-30 Dissertação Yamaguchi, Hudinilson Kendy. A Qualidade de vida no Trabalho: Com a palavra os Servidores Técnicos Administrativos em Educação. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3503 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Tecnologia BR UFAM Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
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Os estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho - QVT tiveram sua origem em empresas da esfera privada, no entanto, o mundo empresarial não é o único que tem se preocupado em debater os temas que envolvem modelos de gestão de recursos humanos. Atualmente o setor público vem se defrontando com a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços ofertados à comunidade para isso ser alcançado faz-se necessário, profissionais motivados e valorizados. Considerando que muitas instituições de ensino estão preocupadas em avaliar a QVT dos seus servidores, porque este setor esta cada vez mais exigente, resultado de consumidores mais exigentes, fruto de uma sociedade crítica e de formadores de opinião. Neste sentido, analisamos os aspectos da QVT segundo a percepção dos Servidores Técnicos Administrativos do Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/UFAM no município de Coari-AM no ano de 2011/01 através do método proposto por Richard Walton (1973), que se tratando de pesquisa de QVT no Brasil é o modelo que apresentou questões elementares para a realização deste trabalho, tais como: Compensação justa e adequada; Condições de Trabalho; Uso e Desenvolvimento da Capacidade Humana; Oportunidades de Crescimento e Segurança; Integração Social na Organização; Constitucionalismo; Trabalho e o Espaço Total de Vida e Relevância Social da Vida no Trabalho. Neste estudo foram realizados: Revisão Bibliográfica; Pesquisa Documental e Pesquisa de Campo com coleta de dados através da realização de entrevistas. Para tanto os servidores (N=28) do ISB/UFAM apresentaram o seguinte quatro: 92,9% possuem uma remuneração é compatível com suas funções, ações e atividade; 75% estão satisfeitos Carga Horária de Trabalho; 96,4% cumprem com suas metas estabelecidas; 100% conseguem identificar os problemas no setor e 82,1% conseguem resolve-los; 96,4% conhecem as políticas do Instituto relacionadas ao Plano de Carreira e Estabilidade; 71,43% promovem a integração social entre os pares; 100% tem total direito a livre expressão; 75% possuem estabilidade no horário da jornada de trabalho 100% têm orgulho e satisfação pessoais de fazer parte da Organização. Ao analisar os aspectos da QVT segundo a percepção dos servidores públicos, técnico administrativo do ISB/UFAM, pode afirmar que os mesmos possuem QVT. Por fim, é de fundamental importância ressaltar que o sistema de avaliação da QVT é um processo dinâmico e crescente e que somente poderá atingir seus objetivos se for aplicado de forma coerente com a realidade da Instituição |
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