Dissertação

Lean Office e a melhoria dos serviços: um estudo de caso em uma Instituição Federal de Ensino

O presente trabalho teve como objetivo analisar o fluxo de termos aditivos aos contratos administrativos de obras do Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Zona Leste, com base nos princípios e ferramentas Lean Office. Esta ferramenta é oriunda da filosofia Lean Manfacturing, que versa sobre...

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Autor principal: Brito, Zenóbia Menezes de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9695331942328842
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3557
Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo analisar o fluxo de termos aditivos aos contratos administrativos de obras do Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Zona Leste, com base nos princípios e ferramentas Lean Office. Esta ferramenta é oriunda da filosofia Lean Manfacturing, que versa sobre princípios para eliminação de desperdícios, tais como superprodução, inventário, defeito, transporte, movimentação desnecessária e espera. Neste sentido, esta pesquisa teve como motivação a identificação de desperdícios no processo de emissão de termo aditivo dos contratos de obras do IFAM-CMZL, apontando, a partir dos problemas identificados, áreas passíveis de melhorias. Esta pesquisa realizou-se em uma Instituição pública de ensino cujos procedimentos formais e burocráticos, precisam de melhorias, haja vista as constantes mudanças do mercado. O método utilizado para esta pesquisa foi o dedutivo e os meios para o levantamento de dados estão pautados na pesquisa documental, entrevista, observação direta, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Os dados coletados através dos documentos serviram para construir o mapa do estado atual e o tempo total de cada processo que mostrou variabilidade de tempo e etapas faltantes. Em decorrência das etapas faltantes, foi aplicado um teste estatístico não paramétrico para validar se a falta destas etapas interfere no tempo total do processo. Através das entrevistas foi possível correlacionar as informações com os conceitos e ferramentas Lean Office o que favoreceu esta pesquisa, uma vez que estes conceitos podem ser utilizados dentro de ambiente público. Como resultados da pesquisa, a partir das contribuições teórico-práticas, sugere-se a aplicação dos conceitos Lean, diferente do rotineiro, apresentando mapas com os procedimentos estudados e analisados a fim de contribuir com sugestões de melhorias ao processo, entre elas destacam-se: em relação ao desperdício de tempo, sugere-se a aplicação dos 5S, fluxo contínuo de atividades e a ferramenta célula de trabalho; em relação ao retrabalho, prática comum em determinados setores da instituição, sugere-se a aplicação de treinamentos cujo objetivo é a melhoria contínua e consequentemente a diminuição dos desperdícios encontrados.