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Dissertação
Lean Office nas avaliações unificadas em uma instituição de ensino superior privada
As Instituições de Ensino Superior - IESs passam por uma avaliação do Ministério da Educação – MEC a cada três anos. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE é usado no Brasil para aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curr...
Autor principal: | Bernardo, Ivana dos Nascimento |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3651940807703348 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5924 |
Resumo: |
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As Instituições de Ensino Superior - IESs passam por uma avaliação do
Ministério da Educação – MEC a cada três anos. O Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes - ENADE é usado no Brasil para aferir o
desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos
previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, as
habilidades e competências. Segundo a Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ranking mundial de qualidade de
educação no ano de 2015, mostra que o Brasil ocupa a 60ª posição entre os 76
países avaliados. Neste cenário, a IES em estudo enfrenta problemas com as
notas dos alunos no ENADE, por terem dificuldades em leitura, interpretação e
cálculos. Para ajudar os alunos, a IES tem aplicado uma avaliação institucional
intitula Provão, que é um caderno de questões estilo ENADE com todos os
conteúdos ministrados no período vigente. O processo das confecções dos
cadernos de questões é todo manual, logo demanda bastante tempo para
produzi-los, ocasionando custos para a instituição. Deste modo, para tentar
otimizar esse tempo, o objetivo desta pesquisa é utilizar o conceito enxuto para
melhorar o processo das confecções dos cadernos de questões. A metodologia
utilizada para melhorar esse processo foram o Mapa de Fluxo de Valor e o
Ciclo PDCA. De acordo com os resultados, a aplicação do Mapa de Fluxo de
Valor propiciou a redução de 50% do tempo em 3 etapas do processo das
confeções dos cadernos de questões. Essas etapas constituem as revisões
realizadas nos cadernos de questões, sendo duas delas feita pelo professor
responsável pelas confecções dos cadernos de questões e uma revisão feita
pela Comissão de Qualidade. O conceito enxuto proporcionou uma diminuição
do Lead Time de 10.618 minutos para 6958 minutos e o tempo de
processamento de 39069 minutos para 24669 minutos por meio dos
WorkShops realizados para esclarecimento de como elaborar questões estilo
ENADE e do acompanhamento do processo dos cadernos de questões para o
Provão. |