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Dissertação
A influência da cultura organizacional na formulação da estratégia: estudo multicaso nas indústrias do Pólo Industrial de Manaus-PIM.
O objetivo geral do estudo é identificar os principais traços culturais presentes nas empresas pesquisadas, analisando a possível influência da cultura organizacional na formulação da estratégia e fazendo uma analogia entre a cultura e a tendência estratégica adotada. Nesse contexto, são observados...
Autor principal: | Andrade, Kátia Maria Paula de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9685500812103091 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3575 |
Resumo: |
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O objetivo geral do estudo é identificar os principais traços culturais presentes nas empresas pesquisadas, analisando a possível influência da cultura organizacional na formulação da
estratégia e fazendo uma analogia entre a cultura e a tendência estratégica adotada. Nesse contexto, são observados os conceito de cultura e estratégia sob focos interligados: (1) a formação da cultura da organização a partir da estratégia adotada por seus dirigentes; (2) O
pensamento estratégico considerando a cultura da organização. Trata-se de um estudo de caso,
com abordagem exploratória e descritiva, sendo os dados coletados através de pesquisas bibliográficas, entrevistas e aplicação de instrumento de coleta de dados. Com base na
fundamentação teórica, evidenciaram-se os procedimentos metodológicos inerentes à construção deste trabalho, de forma que para a pesquisa de campo, foram utilizados
formulários atitudinais do tipo Likert e entrevistas. O estudo mostra sua importância na observância da cultura no processo de planejamento estratégico, demonstrando que autores renomados nas duas áreas de estudo, entendem como primordial os esforços visando salientar
a importância da consideração da cultura no processo de formulação e implementação de estratégias nas organizações. A observância e o respeito à cultura instalada, viabiliza que os
valores dos indivíduos que compõem uma organização possam constituir em força interna para, em afinidade com os valores organizacionais, impulsionar a implementação de
estratégias. Contudo, essa cultura instalada não pode se constituir em força restritiva, ressaltando a importância do gerenciamento da cultura de forma a estabelecer as condições
organizacionais apropriadas ao processo de mudança e adequação cultural decorrente da estratégia adotada. |