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Dissertação
Redempção (1924-1932): Tradição e modernidade em círculos de intelectuais em Manaus
A revista Redempção (1924-1932) deve ser compreendida como uma das principais expressões do ambiente cultural manauara nos anos 1920 e 1930, principalmente com as eclosões das rebeliões políticas ocorridas neste período. Em torno desta publicação foi agrupado um conjunto variado de autores locais de...
Autor principal: | Freitas, Sarah Câmara |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3073103423289780 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3922 |
Resumo: |
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A revista Redempção (1924-1932) deve ser compreendida como uma das principais expressões do ambiente cultural manauara nos anos 1920 e 1930, principalmente com as eclosões das rebeliões políticas ocorridas neste período. Em torno desta publicação foi agrupado um conjunto variado de autores locais de diferentes tendências estéticas e ideológicas, conferindo-lhe um papel crucial para o debate público acerca de assuntos políticos e literários em um momento de redefinições da ordem nacional e local. Nos artigos, contos e debates explicitados nas suas páginas é possível delinear o perfil dos diferentes autores pretendentes a legislar com maior legitimidade acerca dos assuntos culturais e políticos mais candentes, convertendo a revista em uma verdadeira instância de consagração intelectual. Questões atinentes aos problemas da linguagem literária, por exemplo, demonstram como Redempção refletiu o ambiente intelectual e político vivenciado em um momento de transição pelo qual o Brasil passava a definir com maior concretude os conceitos de nacionalismo e brasilidade. Clóvis Barbosa, neste sentido, foi o autor central a articular todo um debate que, ao fim e ao cabo, delineou um campo intelectual manauara. |