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Dissertação
Redempção (1924-1932): Tradição e modernidade em círculos de intelectuais em Manaus
A revista Redempção (1924-1932) deve ser compreendida como uma das principais expressões do ambiente cultural manauara nos anos 1920 e 1930, principalmente com as eclosões das rebeliões políticas ocorridas neste período. Em torno desta publicação foi agrupado um conjunto variado de autores locais de...
Autor principal: | Freitas, Sarah Câmara |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3073103423289780 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3922 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-39222016-05-30T12:47:22Z Redempção (1924-1932): Tradição e modernidade em círculos de intelectuais em Manaus Freitas, Sarah Câmara Paiva, Marco Aurélio Coelho de http://lattes.cnpq.br/3073103423289780 http://lattes.cnpq.br/2273674682632668 Campo intelectual Literatura Política Intellectual field Literature Politics CIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIA A revista Redempção (1924-1932) deve ser compreendida como uma das principais expressões do ambiente cultural manauara nos anos 1920 e 1930, principalmente com as eclosões das rebeliões políticas ocorridas neste período. Em torno desta publicação foi agrupado um conjunto variado de autores locais de diferentes tendências estéticas e ideológicas, conferindo-lhe um papel crucial para o debate público acerca de assuntos políticos e literários em um momento de redefinições da ordem nacional e local. Nos artigos, contos e debates explicitados nas suas páginas é possível delinear o perfil dos diferentes autores pretendentes a legislar com maior legitimidade acerca dos assuntos culturais e políticos mais candentes, convertendo a revista em uma verdadeira instância de consagração intelectual. Questões atinentes aos problemas da linguagem literária, por exemplo, demonstram como Redempção refletiu o ambiente intelectual e político vivenciado em um momento de transição pelo qual o Brasil passava a definir com maior concretude os conceitos de nacionalismo e brasilidade. Clóvis Barbosa, neste sentido, foi o autor central a articular todo um debate que, ao fim e ao cabo, delineou um campo intelectual manauara. Redempção (1924-1932) should be acknowledged as one of the main expressions of cultural environment in Manaus in the 1920’s and 1930’s, mainly due to the hatching of political rebellions during this period. Around this publication, a varied number of local authors gathered from different esthetic and ideological tendencies, to whom conferred a crucial role for the public debate about political and literary subjects in a time of redefinition of national and local order. In the articles, novels and debates indicated in their pages, it is possible to outline a profile for different authors intending to legislate with more legitimacy about most pressing cultural and political subjects, translating the magazine as a true resort of intellectual consecration. Matters pertaining to literal language issues, for example, demonstrate how Redempção reflected the intellectual began to define concepts of nationalism and “Brazility” in a more solidified approach. Clovis Barbosa, to that end, was the central author to articulate an entire debate that, after all, delineated an intellectual field in Manaus. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2015-05-18T15:39:36Z 2014-12-16 Dissertação FREITAS, Sarah Câmara. Redempção (1924-1932): Tradição e modernidade em círculos de intelectuais em Manaus. 2014. 144 f. Dissertação ( Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3922 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
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A revista Redempção (1924-1932) deve ser compreendida como uma das principais expressões do ambiente cultural manauara nos anos 1920 e 1930, principalmente com as eclosões das rebeliões políticas ocorridas neste período. Em torno desta publicação foi agrupado um conjunto variado de autores locais de diferentes tendências estéticas e ideológicas, conferindo-lhe um papel crucial para o debate público acerca de assuntos políticos e literários em um momento de redefinições da ordem nacional e local. Nos artigos, contos e debates explicitados nas suas páginas é possível delinear o perfil dos diferentes autores pretendentes a legislar com maior legitimidade acerca dos assuntos culturais e políticos mais candentes, convertendo a revista em uma verdadeira instância de consagração intelectual. Questões atinentes aos problemas da linguagem literária, por exemplo, demonstram como Redempção refletiu o ambiente intelectual e político vivenciado em um momento de transição pelo qual o Brasil passava a definir com maior concretude os conceitos de nacionalismo e brasilidade. Clóvis Barbosa, neste sentido, foi o autor central a articular todo um debate que, ao fim e ao cabo, delineou um campo intelectual manauara. |
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