/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960)
Esta dissertação de mestrado apresenta o estudo da primeira fase da fortuna crítica de Thiago de Mello. Após um levantamento geral dos textos críticos sobre a obra do poeta, decidiu-se por adotar como corpus de análise apenas aqueles produzidos de 1951 a 1960. Essa fase compreende a crítica dos livr...
Autor principal: | Lima, Pollyanna Furtado |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1342021293239120 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3958 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-3958 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-39582016-05-31T11:55:55Z Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960) Lima, Pollyanna Furtado Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de http://lattes.cnpq.br/1342021293239120 http://lattes.cnpq.br/2602637105704791 Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Aleixo, Marcos Frederico Krüger Lugarinho, Mário César Thiago de Mello Fortuna Crítica Literatura Brasileira Contemporânea Critical Fortune Contemporary Brazilian Literature LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Esta dissertação de mestrado apresenta o estudo da primeira fase da fortuna crítica de Thiago de Mello. Após um levantamento geral dos textos críticos sobre a obra do poeta, decidiu-se por adotar como corpus de análise apenas aqueles produzidos de 1951 a 1960. Essa fase compreende a crítica dos livros Silêncio e Palavra (1951), Narciso Cego (1952), A Lenda da Rosa (1955) e Vento Geral (1960). Uma parte do material de análise foi encontrada na segunda edição do Vento Geral (1984); a outra parte foi descoberta através de buscas em bancos de dados, bibliotecas, acervos particulares sob domínio público. Como pressuposto teórico, emprega-se os conceitos discutidos por Pascale Casanova, em A República Mundial das Letras, que analisa a tensão nas relações entre autor e crítico, a noção de escritor nacional e universal, os conceitos de moderno e de clássico e as dificuldades comuns de grande parte dos escritores para se impor no espaço literário. Em função da natureza da pesquisa, fez-se necessário o histórico dos diferentes perfis da crítica literária brasileira presente nos estudos de Afrânio Coutinho, Antonio Candido e Flora Süssekind. No resultado da pesquisa, constam as críticas de Álvaro Lins, de Carlos Castelo Branco, de Emanuel de Moraes, de Waldemar Baptista de Salles, de Gilberto Freyre, de Sérgio Milliet, de Manuel Bandeira, de Alcântara Silveira, de Virgínius da Gama e Melo e de Santos Moraes. A análise desses textos revela aspectos relevantes da dinâmica do sistema literário nacional. This master‘s dissertation presents the first phase of the wealth of critical acclaim for Thiago de Mello. Following a general survey of the critical texts on the poet‘s work, a decision was taken to adopt as a review corpus only those produced from 1951 to 1960. This phase involves the critique of such books as Silêncio e Palavras (1951), Narciso Cego (1952), A Lenda da Rosa (1955) and Vento Geral (1984); the other part was uncovered through searches into databanks, libraries, public domain private collections. As a theoretical assumption, the concepts used by Pascale Casanova in A República Mundial das Letras, that reviews the tensions in the relationships between author literary critic, the notion of national and universal writer, the concepts of modern and classical and the common difficulties of a greater part of writers to impose themselves within the literary space. The background of the different profiles of the Brazilian literary criticism as presented in the studies by Afrânio Coutinho, Antonio Candido and Flora Süssekind was deemed necessary on account of the nature of the research work. The critical works by Álvaro Lins, Carlos Castelo Branco, Emanuel de Moraes, Waldemar Baptista de Salles, Gilberto Freyre, Sérgio Milliet, Manuel Bandeira, Alcântara Silveira, Virgínius da Gama e Melo and Santos Moraes have been included in the results of the research work. The review of such texts unveils relevant aspects of the dynamics of the national literary system. Não Informada 2015-05-29T19:19:04Z 2012-03-09 Dissertação LIMA, Pollyanna Furtado. Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960). 2012. 192f. Dissertação ( Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3958 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Thiago de Mello Fortuna Crítica Literatura Brasileira Contemporânea Critical Fortune Contemporary Brazilian Literature LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
spellingShingle |
Thiago de Mello Fortuna Crítica Literatura Brasileira Contemporânea Critical Fortune Contemporary Brazilian Literature LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS Lima, Pollyanna Furtado Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960) |
topic_facet |
Thiago de Mello Fortuna Crítica Literatura Brasileira Contemporânea Critical Fortune Contemporary Brazilian Literature LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS |
description |
Esta dissertação de mestrado apresenta o estudo da primeira fase da fortuna crítica de Thiago de Mello. Após um levantamento geral dos textos críticos sobre a obra do poeta, decidiu-se por adotar como corpus de análise apenas aqueles produzidos de 1951 a 1960. Essa fase compreende a crítica dos livros Silêncio e Palavra (1951), Narciso Cego (1952), A Lenda da Rosa (1955) e Vento Geral (1960). Uma parte do material de análise foi encontrada na segunda edição do Vento Geral (1984); a outra parte foi descoberta através de buscas em bancos de dados, bibliotecas, acervos particulares sob domínio público. Como pressuposto teórico, emprega-se os conceitos discutidos por Pascale Casanova, em A República Mundial das Letras, que analisa a tensão nas relações entre autor e crítico, a noção de escritor nacional e universal, os conceitos de moderno e de clássico e as dificuldades comuns de grande parte dos escritores para se impor no espaço literário. Em função da natureza da pesquisa, fez-se necessário o histórico dos diferentes perfis da crítica literária brasileira presente nos estudos de Afrânio Coutinho, Antonio Candido e Flora Süssekind. No resultado da pesquisa, constam as críticas de Álvaro Lins, de Carlos Castelo Branco, de Emanuel de Moraes, de Waldemar Baptista de Salles, de Gilberto Freyre, de Sérgio Milliet, de Manuel Bandeira, de Alcântara Silveira, de Virgínius da Gama e Melo e de Santos Moraes. A análise desses textos revela aspectos relevantes da dinâmica do sistema literário nacional. |
author_additional |
Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de |
author_additionalStr |
Oliveira, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de |
format |
Dissertação |
author |
Lima, Pollyanna Furtado |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/1342021293239120 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/1342021293239120 |
title |
Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960) |
title_short |
Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960) |
title_full |
Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960) |
title_fullStr |
Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960) |
title_full_unstemmed |
Thiago de Mello: fortuna crítica (1951-1960) |
title_sort |
thiago de mello: fortuna crítica (1951-1960) |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2015 |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3958 |
_version_ |
1831969212448374784 |
score |
11.753896 |