/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
As dinâmicas do transporte fluvial de passageiros no Estado do Amazonas
Mesmo com maciços investimentos em outras modalidades de transporte visando integrar a região amazônica ao restante do país, o transporte fluvial ainda predomina nas atividades desenvolvidas no Estado do Amazonas, seja de maneira direta, com os sujeitos envolvidos no transporte fluvial de p...
Autor principal: | David, Robert Carvalho de Azevedo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4625106006611712 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4005 |
Resumo: |
---|
Mesmo com maciços investimentos em outras modalidades de transporte visando
integrar a região amazônica ao restante do país, o transporte fluvial ainda predomina
nas atividades desenvolvidas no Estado do Amazonas, seja de maneira direta, com
os sujeitos envolvidos no transporte fluvial de passageiros, como os armadores,
tripulantes e passageiros; ou de maneira indireta, com os agricultores e seus
familiares que necessitam do transporte para a venda de seus produtos, além dos
feirantes e moradores da cidade de Manaus que utilizam diversos recursos
transportados por via fluvial. Não se pode negar a Amazônia sofreu substanciais
mudanças, que ocorreram também em relação ao transporte, que não foge da lógica
capitalista de transformação do espaço. Investigou-se durante a pesquisa a
dinâmica do transporte na rede fluvial amazônica, principais rotas, conexões e a
condições para a manutenção do empreendimento. Nesse sentido, utilizamos a
como bases analíticas para a pesquisa a categoria Espaço e os conceitos de
Técnica, Fluxo e Redes, que vêm sendo um meio de análise muito usado na
Geografia, devido a sua capacidade para compreender a articulação entre os
lugares, pois a sociedade, assim como os meios de transportes, organiza-se em
redes. Para este trabalho utilizamos como principais fontes de obtenção de dados o
trabalho de campo, a partir de entrevistas e viagens nas embarcações; e visitas a
órgãos competentes. Tomamos como ponto de partida para análise o Porto da
Manaus Moderna, já que o fluxo da navegação amazônica acontece predominantemente a partir desse porto, elegemos assim, cinco calhas principais
para estudo, por nelas estarem inseridas importantes rotas que estão ligadas ao
funcionamento das cidades pertencentes à calha. Algo que marca o transporte fluvial
amazônico tradicional, além de outros fatores é a má condição de atendimento e de
condição física dos barcos, geralmente os barcos são sujos, existem filas para
comer, e a na maioria das vezes as viagens atrasam. O transporte dos barcos
tradicionais é realizado de maneira mista, parando em diversas localidades, para
carga e descarga de pessoas, objetos e produtos. No entanto, a partir da
investigação realizada percebemos o crescimento dos barcos Expressos, que
prioriza o transporte para passageiros, assim, as viagens são mais rápidas, mas
apresentam um custo maior para os passageiros. Esses barcos estão presentes em
várias rotas do transporte regional, de certa forma, rompendo com as longas viagens
entre as cidades. O que possibilita esse tipo de embarcação ser mais leve e mais
rápida é que ela é feita com intuito de transportar principalmente passageiros, o
aumento da procura desse segmento da navegação fluvial amazônica tem sido uma
constante, havendo assim, uma mudança no padrão de navegação da Amazônia,
pois alguns deslocamentos que eram feitos em dias, são realizados por essas
embarcações em algumas horas. Dessa forma, percebe-se uma tendência de
expansão dessa modalidade em outras rotas na Amazônia, basicamente ligando as
principais cidades à capital Manaus, maior mercado de origem e destino de
passageiros. |