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Dissertação
As dinâmicas do transporte fluvial de passageiros no Estado do Amazonas
Mesmo com maciços investimentos em outras modalidades de transporte visando integrar a região amazônica ao restante do país, o transporte fluvial ainda predomina nas atividades desenvolvidas no Estado do Amazonas, seja de maneira direta, com os sujeitos envolvidos no transporte fluvial de p...
Autor principal: | David, Robert Carvalho de Azevedo |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4625106006611712 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-40052016-06-18T05:01:16Z As dinâmicas do transporte fluvial de passageiros no Estado do Amazonas David, Robert Carvalho de Azevedo Nogueira, Ricardo José Batista http://lattes.cnpq.br/4625106006611712 http://lattes.cnpq.br/0604004914038074 Nogueira , Ricardo José Batista Barreiros, Nilson Rodrigues Costa, Reinaldo Corrêa Transporte hidroviário - Amazonas Transporte Fluvial Circulação de Passageiros Small Boats CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA Mesmo com maciços investimentos em outras modalidades de transporte visando integrar a região amazônica ao restante do país, o transporte fluvial ainda predomina nas atividades desenvolvidas no Estado do Amazonas, seja de maneira direta, com os sujeitos envolvidos no transporte fluvial de passageiros, como os armadores, tripulantes e passageiros; ou de maneira indireta, com os agricultores e seus familiares que necessitam do transporte para a venda de seus produtos, além dos feirantes e moradores da cidade de Manaus que utilizam diversos recursos transportados por via fluvial. Não se pode negar a Amazônia sofreu substanciais mudanças, que ocorreram também em relação ao transporte, que não foge da lógica capitalista de transformação do espaço. Investigou-se durante a pesquisa a dinâmica do transporte na rede fluvial amazônica, principais rotas, conexões e a condições para a manutenção do empreendimento. Nesse sentido, utilizamos a como bases analíticas para a pesquisa a categoria Espaço e os conceitos de Técnica, Fluxo e Redes, que vêm sendo um meio de análise muito usado na Geografia, devido a sua capacidade para compreender a articulação entre os lugares, pois a sociedade, assim como os meios de transportes, organiza-se em redes. Para este trabalho utilizamos como principais fontes de obtenção de dados o trabalho de campo, a partir de entrevistas e viagens nas embarcações; e visitas a órgãos competentes. Tomamos como ponto de partida para análise o Porto da Manaus Moderna, já que o fluxo da navegação amazônica acontece predominantemente a partir desse porto, elegemos assim, cinco calhas principais para estudo, por nelas estarem inseridas importantes rotas que estão ligadas ao funcionamento das cidades pertencentes à calha. Algo que marca o transporte fluvial amazônico tradicional, além de outros fatores é a má condição de atendimento e de condição física dos barcos, geralmente os barcos são sujos, existem filas para comer, e a na maioria das vezes as viagens atrasam. O transporte dos barcos tradicionais é realizado de maneira mista, parando em diversas localidades, para carga e descarga de pessoas, objetos e produtos. No entanto, a partir da investigação realizada percebemos o crescimento dos barcos Expressos, que prioriza o transporte para passageiros, assim, as viagens são mais rápidas, mas apresentam um custo maior para os passageiros. Esses barcos estão presentes em várias rotas do transporte regional, de certa forma, rompendo com as longas viagens entre as cidades. O que possibilita esse tipo de embarcação ser mais leve e mais rápida é que ela é feita com intuito de transportar principalmente passageiros, o aumento da procura desse segmento da navegação fluvial amazônica tem sido uma constante, havendo assim, uma mudança no padrão de navegação da Amazônia, pois alguns deslocamentos que eram feitos em dias, são realizados por essas embarcações em algumas horas. Dessa forma, percebe-se uma tendência de expansão dessa modalidade em outras rotas na Amazônia, basicamente ligando as principais cidades à capital Manaus, maior mercado de origem e destino de passageiros. Although the massive investments in other modalities of transport aiming at to integrate the Amazon region to the remain of the country, the fluvial transport still predominates in the activities developed in the State of Amazon, either in direct way, with the involved citizens in the fluvial transport of passengers, as the shipowners, members of the crew and passengers; or in indirect way, with the agriculturists and its familiar ones that they need the transport for the sales of its products, beyond the fieriness and inhabitants of the city of Manaus that use diverse resources carried for it saw fluvial. If it cannot deny the Amazonia suffered substantial changes, that had also occurred in relation to the transport, that does not run away from the capitalist logic of transformation of the space. The dynamics of the transport in the Amazonian fluvial net was investigated during the research, main routes, connections and the conditions for the maintenance of the enterprise. In this direction, we use as analytical bases for the research the category Space and the concepts of Technique, Flow and Nets, that come being a very used way of analysis in Geography, which had its capacity to understand the joint between the places, therefore the society, as well as the ways of transports, is organized in nets. For this work we use as main sources of attainment of data the field work, from interviews and trips in the boats; e visits the competent agencies. We take as starting point for analysis the Port of the Modern Manaus, since the flow of the Amazonian navigation happens predominantly from this port, we choose thus, five main gutters for study, for in them being inserted important routes that are on to the functioning of the pertaining cities to the gutter. Something that marks the traditional transport fluvial Amazonian, beyond other factors is me the attendance condition and of physical condition of the boats, generally the boats are dirty, lines exist to eat, and most of the time the trips are slow. The transport of the traditional boats is carried through in mixing way, stopping in diverse localities, for load and discharge of people, objects and products. However, from the carried through inquiry we perceive the growth of the Express boats, that prioritizes the transport for passengers, thus, the trips are faster, but they present a bigger cost for the passengers. These boats are gifts in some routes of the regional transport, of certain form, breaching with the long trips between the cities. What it makes possible this type of lighter and faster boat to be is that it is made with intention to mainly carry people, the increase of the search of this segment of the Amazonian fluvial navigation has been a constant, thus having, a change in the standard of navigation of the Amazonia, therefore some displacements who were made in days, are carried through by these boats in some hours. Of this form, a trend of expansion of this modality in other routes in the Amazonia is perceived, basically binding the main cities to the Manaus capital, greater origin market and destination of passengers Não Informada 2015-06-03T20:06:33Z 2010-12-16 Dissertação DAVID, Robert carvalho de Azevedo. As dinâmicas do transporte fluvial de passageiros no Estado do Amazonas. 2010. 121f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4005 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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integrar a região amazônica ao restante do país, o transporte fluvial ainda predomina
nas atividades desenvolvidas no Estado do Amazonas, seja de maneira direta, com
os sujeitos envolvidos no transporte fluvial de passageiros, como os armadores,
tripulantes e passageiros; ou de maneira indireta, com os agricultores e seus
familiares que necessitam do transporte para a venda de seus produtos, além dos
feirantes e moradores da cidade de Manaus que utilizam diversos recursos
transportados por via fluvial. Não se pode negar a Amazônia sofreu substanciais
mudanças, que ocorreram também em relação ao transporte, que não foge da lógica
capitalista de transformação do espaço. Investigou-se durante a pesquisa a
dinâmica do transporte na rede fluvial amazônica, principais rotas, conexões e a
condições para a manutenção do empreendimento. Nesse sentido, utilizamos a
como bases analíticas para a pesquisa a categoria Espaço e os conceitos de
Técnica, Fluxo e Redes, que vêm sendo um meio de análise muito usado na
Geografia, devido a sua capacidade para compreender a articulação entre os
lugares, pois a sociedade, assim como os meios de transportes, organiza-se em
redes. Para este trabalho utilizamos como principais fontes de obtenção de dados o
trabalho de campo, a partir de entrevistas e viagens nas embarcações; e visitas a
órgãos competentes. Tomamos como ponto de partida para análise o Porto da
Manaus Moderna, já que o fluxo da navegação amazônica acontece predominantemente a partir desse porto, elegemos assim, cinco calhas principais
para estudo, por nelas estarem inseridas importantes rotas que estão ligadas ao
funcionamento das cidades pertencentes à calha. Algo que marca o transporte fluvial
amazônico tradicional, além de outros fatores é a má condição de atendimento e de
condição física dos barcos, geralmente os barcos são sujos, existem filas para
comer, e a na maioria das vezes as viagens atrasam. O transporte dos barcos
tradicionais é realizado de maneira mista, parando em diversas localidades, para
carga e descarga de pessoas, objetos e produtos. No entanto, a partir da
investigação realizada percebemos o crescimento dos barcos Expressos, que
prioriza o transporte para passageiros, assim, as viagens são mais rápidas, mas
apresentam um custo maior para os passageiros. Esses barcos estão presentes em
várias rotas do transporte regional, de certa forma, rompendo com as longas viagens
entre as cidades. O que possibilita esse tipo de embarcação ser mais leve e mais
rápida é que ela é feita com intuito de transportar principalmente passageiros, o
aumento da procura desse segmento da navegação fluvial amazônica tem sido uma
constante, havendo assim, uma mudança no padrão de navegação da Amazônia,
pois alguns deslocamentos que eram feitos em dias, são realizados por essas
embarcações em algumas horas. Dessa forma, percebe-se uma tendência de
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