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Dissertação
O uso dos jogos de empresas nos cursos de graduação em administração das instituições de ensino superior do Amazonas
Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a aplicação de jogos de empresas nos cursos de administração pelas instituições de ensino superior do Amazonas. Especificamente pretendeuse identificar as IES do Amazonas que usam jogos de empresas no curso de administração, examinar a ótica instituci...
Autor principal: | Gouveia Junior, Antonio |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9655241603975549 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4077 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a aplicação de jogos de empresas nos cursos de
administração pelas instituições de ensino superior do Amazonas. Especificamente pretendeuse
identificar as IES do Amazonas que usam jogos de empresas no curso de administração,
examinar a ótica institucional/docente, por meio dos PPC e, por fim, examinar questionários
respondidos por coordenadores de curso e discentes, quanto à contribuição dos jogos de
empresas no processo de formação dos estudantes de administração. A contribuição desta
pesquisa reside em apontar competências necessárias ao administrador, de modo que o
processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação possam ser incrementados com o
uso dos jogos de empresas. Isso perpassa pela conscientização de instituições, coordenadores
de curso e professores para uma melhor a formação dos estudantes de administração. A
pesquisa foi dividida em 2 partes, a primeira parte da pesquisa pretendeu analisar, por meio de
uma pesquisa quali-quantitativa, a aplicação de jogos de empresas nos cursos de
administração pelas IES do Amazonas. Para isso, foram entrevistados coordenadores do
referido curso, por meio de questionário e realizou-se uma análise institucional, com pesquisa
documental aplicada aos PPC das IES do Amazonas. A segunda parte da pesquisa pretendeu
analisar qualitativamente a percepção de estudantes de graduação em administração, quanto à
contribuição dos jogos de empresas no processo de formação em administração. Para tanto,
foi aplicada uma metodologia que se traduz por questionamentos abertos aos indivíduos que
representam a coletividade, os quais ensejam discursos livres e sem amarras a um pensamento
pré-concebido, também conhecido como Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Não foi
localizada a disciplina “jogos de empresas” em nenhuma estrutura curricular dos PPC
analisados. Identificaram-se alguns aspectos pertinentes à literatura sobre jogos de empresas,
principalmente, quanto à realização da interdisciplinaridade e integração da teoria com a
prática. Todos os coordenadores afirmaram conhecer a técnica de ensino envolvendo jogos de
empresas. Sobre a existência da disciplina “jogos de empresas” na matriz curricular do curso
de graduação em administração, 33% relataram a existência dessa disciplina específica.
Enquanto 55% apontaram o uso da técnica de jogos de empresas no curso de graduação em
administração. Desses, 80% usam software. Todos os coordenadores relataram os seguintes
pontos positivos: elevado interesse dos alunos, aproximação entre teoria e prática, estimulo do
pensamento sistêmico dos estudantes e integração dos conteúdos de diversas disciplinas do
curso de administração. A maioria dos coordenadores entrevistados concorda que a falta
professores treinados é a principal dificuldade para aplicar os jogos de empresas nas IES do
Amazonas, seja com o auxílio de software ou não. Para os alunos, o jogo contribuiu para o
aprendizado de um modo geral, bem como para o desenvolvimento de habilidades entre os
participantes, como: negociação, comunicação e trabalho em equipe. Foram observadas
contribuições referentes ao trabalho em equipe, visão estratégica, planejamento estratégico e
tomada de decisões, integração de conceitos aprendidos separadamente. |