/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Formação do pedagogo na contemporaneidade: análise da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia - FACED/UFAM-2008
A formação de professores no Curso de Pedagogia FACED/UFAM foi o objeto de estudo deste trabalho, tendo por foco a sua proposta pedagógica. Fez-se a contextualização da temática tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no modo de produção capitalista e consequentemente as discussões d...
Autor principal: | Medeiros, Valciney Ramires |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4456880686530717 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4088 |
Resumo: |
---|
A formação de professores no Curso de Pedagogia FACED/UFAM foi o objeto de estudo deste trabalho, tendo por foco a sua proposta pedagógica. Fez-se a contextualização da temática tendo como ponto de partida as transformações ocorridas no modo de produção capitalista e consequentemente as discussões desencadeadas acerca da formação do profissional da educação a partir da construção das novas diretrizes para o curso de pedagogia em âmbito nacional. Utilizando-se da técnica de Análise de Conteúdo, a Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia –PPC da FACED/UFAM (2008) foi analisada considerando os elementos selecionados a partir das categorias elencadas, que foram as seguintes: finalidade do Curso de Pedagogia, perfil do licenciado em Pedagogia, professor pesquisador e organização curricular do Curso de Pedagogia FACED/UFAM. Tais categorias puderam demonstrar que os debates acerca da formação do educador foram contemplados no novo Projeto Político Pedagógico, mas que necessita avançar na relação teórico-prático, haja vista, a presença marcante do modo de pensar o processo educacional de forma fragmentada, oficializadas na organização curricular por disciplinas, muitas vezes sem relação entre si. O novo Projeto foi considerado nas análises como avanço e ao mesmo tempo um retrocesso teórico-metodológico, mostrando as contradições existentes no fazer pedagógico. |