Dissertação

Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM

O estudo tem como título “Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM”. Neste cenário, a criatividade é abordada em uma perspectiva crítica, como instrumento catalisador de mudanças no processo de formação pro...

ver descrição completa

Autor principal: http://lattes.cnpq.br/2508826022074147
Outros Autores: https://orcid.org/0009-0007-4337-5178
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10582
Resumo:
O estudo tem como título “Contribuições do processo cognitivo da criatividade à formação crítica no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED-UFAM”. Neste cenário, a criatividade é abordada em uma perspectiva crítica, como instrumento catalisador de mudanças no processo de formação profissional, tendo em vista as dinâmicas contemporâneas nos domínios social, político e educacional, o que demanda uma reflexão aprofundada sobre a formação de sujeitos críticos criativos. Objetiva-se discutir as contribuições do processo cognitivo da criatividade ao desenvolvimento da formação crítica no contexto específico do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, com vistas a uma compreensão histórica e crítica mais abrangente da realidade, a partir da interpretação e análise de textos (livros, artigos, dissertações, teses e fontes documentais). Assim, o percurso metodológico delineado para esse estudo assume uma abordagem qualitativa, tendo como método a Hermenêutica Crítica. A pesquisa está sustentada em procedimentos bibliográficos e documentais, como análise do PPC da FACED-UFAM e textos legislativos, decretos e resoluções, documentos normativos que desempenham um papel importante na regulamentação e organização do sistema educacional. Também está fundamentada nas abordagens teóricas encontradas nas obras de Libâneo, Pimenta, Freire, Giroux, Alencar, Torre, dentre outros autores que se debruçam em análises sobre o estudo da criatividade em uma perspectiva crítica. Os resultados indicam que há uma correlação significativa entre as fragilidades na formação do pensamento crítico, criativo e reflexivo no curso de Pedagogia e as constantes (re)configurações do ensino superior. As mudanças estruturais, muitas vezes motivadas por políticas educacionais e econômicas, têm afetado diretamente a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. A crescente padronização curricular e a intensificação do uso de metodologias tecnológicas, embora necessárias, nem sempre promovem uma formação integral. Além disso, a falta de incentivo ao debate acadêmico e a sobrecarga de disciplinas tecnicistas limitam o desenvolvimento de competências analíticas, comprometendo a autonomia intelectual dos futuros pedagogos/as. Essas condições reforçam a necessidade de um ensino superior mais alinhado com as demandas contemporâneas.