Dissertação

O ensino de Artes nas escolas Municipais de Manaus e aspectos históricos, políticos e educacionais: contextos e perspectivas em tempos de inclusão.

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado do programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que tem por objetivo, analisar os contextos históricos, políticos e educacionais voltados para o ensino de Artes, visando à compreensão das políticas educacion...

ver descrição completa

Autor principal: Sousa, Kledson Rocha
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7600775214237827
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4089
Resumo:
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de mestrado do programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas, que tem por objetivo, analisar os contextos históricos, políticos e educacionais voltados para o ensino de Artes, visando à compreensão das políticas educacionais adotadas na Rede Municipal de Educação de Manaus/AM, em tempos de inclusão. Com isso, entende-se que na trajetória do ensino até os dias atuais, foram necessárias várias alterações na prática escolar e até mesmo na legislação. Frente a essa realidade, resta identificar se o ensino atual e as políticas públicas e de governo tem correspondido ao que deve ser tomando como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Plano de Desenvolvimento da Educação, contextualizando assim os aspectos históricos, políticos e educacionais do ensino da arte, no município de Manaus/AM, buscando entender como aconteceu a nova reestruturação curricular aprovada pelo Conselho Municipal de Educação com a resolução nº 09 de 17 de dezembro de 2009. As referencias mostram os rumos das políticas públicas para o ensino e suas conquistas durante a história e que expressam preocupações com o ensino da Arte no Brasil e a formação do professor de Artes frente à rapidez das mudanças deste final de milênio. O tratamento dos resultados da pesquisa terá como base no método dialético, tendo como coleta de dados à pesquisa bibliográfica efetivada através da análise documental. Dessa forma, busca-se a partir da interpretação e entendimento da legislação educacional e da contextualização do ensino de Artes, apontar perspectivas de inclusão possibilitada por uma necessária reestruturação curricular do ensino de Artes nas escolas municipais de Manaus-Amazonas. Buscou-se apresentar o cenário da educação em Artes no município de Manaus/AM a partir do Resolução nº 09/2009 que reestruturou a matriz curricular da educação básica sob a luz da legislação vigente aprovado pelo Conselho Municipal de Educação onde mais de 600 professores ficaram extralotados. Destacam-se, entre outros, os dados mais significativos: 18% dos professores de Artes, hoje estão atuando como professores de Educação Infantil; 13% estão atuando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 13% atuam como administrativo; 13% estão como gestores e; 8% como apoio pedagógico.