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Dissertação
Identidades socioculturais e processos de aprendizagem de meninas em situação de vulnerabilidade social
A pesquisa tece considerações sobre os processos de construção das identidades socioculturais de meninas em situação de vulnerabilidade social, relaciona estes processos com as formas de apropriação do conhecimento, conquistado por meio da aprendizagem. Com base nos Estudos Culturais e na Psicologia...
Autor principal: | Silva, Saulo Vieira Cavalcante da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5838060098406931 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2015
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4104 |
Resumo: |
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A pesquisa tece considerações sobre os processos de construção das identidades socioculturais de meninas em situação de vulnerabilidade social, relaciona estes processos com as formas de apropriação do conhecimento, conquistado por meio da aprendizagem. Com base nos Estudos Culturais e na Psicologia Social Crítica no âmbito educativo, esquematizamos um referencial teórico assumidamente interdisciplinar. Devido a complexidade apresentada pelo objeto de estudo sentimos a preocupação de caminharmos em uma abordagem quantiqualitativa e buscar procedimentos de pesquisas ativas, mais especificamente a Pesquisa-ação Crítico-colaborativa. Nesta perspectiva, utilizamos a técnica do Seminário Central no intuito de examinar estudos de casos múltiplos, considerando as histórias de vida das educandas, além de discutir e tomar decisões acerca do processo de investigação juntamente com um grupo interdisciplinar de educadores, concentrando várias formas de coleta de informações e oportunizando uma análise coletiva do contexto observado. Contamos ainda, com a participação, através de entrevistas e conversas individuais, além de debates em grupo, de cinco meninas com idades entre 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade, escolhidas a partir de uma fase exploratória ocorrida por meio de observação e encontro com os educadores através do Seminário Central, registradas em diário de campo, gravações em áudio e vídeo. No texto, defendemos que as identidades socioculturais das meninas e os processos de aprendizagem que as envolvem precisam ser pensados de maneira integrada. Utilizamos ainda a perspectiva Vygotskyana para reconhecer cada menina como um ser interativo e semiótico cuja relação com o mundo proporciona a construção da aprendizagem, ao mesmo tempo, esta aprendizagem lhe fornece uma renovação da relação com o mundo, implicando na edificação de identidades cubistas e/ou identidades flutuantes de mesmice em um transcorrer metamórfico de sua evolução. Verificamos que a forma que as meninas organizam subjetivamente as experiências conquistadas e a produção de novas configurações subjetivas a partir desta organização, interfere em suas formas de comportamento e apropriação do/no mundo. Estas leituras de/do mundo são desenvolvidas por intermédio de atos comunicativos e sofrem influências de nossas construções simbólico-emocionais. A pesquisa também traz o que denominamos de algumas proposições pedagógicas para identidades cubistas. Estas proposições abordam os limites e possibilidades de uma Pedagogia inspirada na Teoria Histórico – Cultural e no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, para o pensar sobre uma Pedagogia que atenda as novas constituições identitárias. |